Produção independente tem direção assinada pelo jornalista, DJ e produtor musical Fabio Martins
Por Luiz Athayde
Na tarde do último domingo (01/03) ocorreu um dos eventos mais tradicionais e igualmente subterrâneos do perímetro capixaba: o Encontro do Vinil da Comunidade da Ilha, na Quadra Comunitária do bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória.
No line-up, DJs da velha guarda do cenário freestyle da capital, turbinando as pick-ups com o biscoito fino do charme, rap old school, synthpop, new wave e até mesmo EBM (Electronic Body Music).
A fim de registrar essa que é uma das cenas mais longevas do Espírito Santo, o jornalista, DJ e produtor musical Fabio Martins está produzindo um documentário – ainda sem título – do evento, que vem ocorrendo desde os anos 1980.
A produção tem sua origem em vários papos entre Martins, Cristiano Samorin e João Santos (conhecido como DJ Tropesso), ambos DJs desta cena, que também tem como intuito envolver comunidades onde os bailes são realizados, incluindo a fomentação do comércio a cada edição.
Na verdade, essa conexão foi uma de suas motivações para iniciar o projeto.
“Há uma glamourização do funk mais acelerado, o “proibidão”, mas lá nas comunidades esse tipo de música causa muitos problemas. Essa galera dos bailes de vinil mantém a cultura dos bailes dos anos 70 e 80, envolvendo DJs, comerciantes, equipes de som e grupos de street dance. Uma cultura que é forte nas comunidades, e lamentavelmente estão à margem do hype, dos editais, da militância, talvez até pela faixa etária deles, já todos são pais e mães de família.
Na verdade, a militância deles é natural, pois promove a cultura, envolve a comunidade e as famílias, num ambiente saudável e de total respeito entre todos”, disse Fabio Martins.
Sob chancela da própria produtora do jornalista, Digi.Lab – Laboratório Digital de Ideias o documentário ganhou seu primeiro teaser. Assista.
Imagens e edição por Fabio Martins via Digi.Lab; produção executiva e consultoria para o documentário por Odilon Paes Siqueira, Cristiano Samorin e João Santos.