Quarto lançamento de 2023 foca no futuro pelas rédeas do EDM e synthpop
Por Luiz Athayde
A dupla The Third Machine voltou com música nova após lançar “End of Struggle”, single ‘off’ com a participação do letrista B. Fields. Trata-se de “Science Fiction”, uma faixa mais eletrônica, porém, sob mira espacial e futurista.
Essa parceria teuto-canadense dura desde 2016, quando, na cidade de Tubinga, Alemanha, os compositores e experimentalistas André Caissie e Florian Heinen se juntaram para unir suas influências.
O constante resultado disso se encontra em um punhado de singles, mais os álbuns de estúdio: Mind is a Good Thing, de 2021, e Mirror, editado em 2020. Ambos independentes.
É justamente esse espírito indie que os impulsionam a produzir música com as mais variadas abordagens possíveis. No lançamento anterior, o mote havia sido o trip hop. Agora, a ordem inconsciente (?) foi combinar EDM (sigla para “Electronic Dance Music”) e synthpop. Porém, ambas possuem o futuro e a temática espacial como denominador comum.
“Astronautas e astrônomos exploram o espaço e respiram oxigênio vendido por máquinas e se perguntam se há vida em algum lugar lá fora. Mas no exato momento em que a música parece decolar para as estrelas, ela nos joga de volta à Terra”, comentou o duo sobre a faixa.
Aqui os satélites são Gary Numan, Nine Inch Nails e, ainda que distante, The Future Sound of London. Caso esteja sintonizado a algum desses, a viagem será garantida.