Álbum de estreia sairá somente em janeiro de 2025
Por Luiz Athayde
O músico e experimentalista espanhol Ignacio Córdoba e a pianista e compositora polonesa Agata Ciurkot lançarão o primeiro resultado de uma parceria que dura desde 2017. Se chama Ephemeral, Basal; álbum agendado para sair em 17 de janeiro via carimbo Pink Cotton Candy Records, da Dinamarca.
Foi lá o marco zero do duo, gerado praticamente no Conservatório Rítmico de Copenhage, na capital do país.
A máxima sempre foi a do jazz, no que diz respeito à liberdade de improvisação. Contudo, isso o leque inclui experimentos massivos envolvendo música ambiente e eletroacústica.
Por ora, nenhum exemplo melhor que o carro-chefe do disco, “Luminiferous Aether”, acompanhado de um belo videoclipe.
“É uma balada romântica que entrelaça piano processado com osciladores industriais reaproveitados. No campo da ciência, o éter luminífero já foi entendido como o meio pelo qual a luz viaja – um conceito há muito abandonado”, explica o duo.
Assista ao clipe a seguir.
Parte do processo de geração de Ephemeral, Basal foi em Berlim, na Alemanha. A viagem de Ignacio para visitar Agata rendeu a gravação do álbum envolto máquinas, efeitos, mas também da sensibilidade proporcionada pelo piano.
Tal combinação não chega a ser uma surpresa quando visualizamos o currículo de ambos. Agata é uma típica workaholic, lidando com projetos que passam por Travelaid, FYRM, Agata Ciurkot Trio e em voo solo.
Inclusive, ao resenhar o Cheltenham Jazz Festival 2017, o London Jazz News rasgou Agata em elogios:
“A Banda 2 era composta pelo saxofone de Nick Brown, o baixo de James Owston e a bateria de Vetle Larsen, com destaque para a pianista Agata Ciurkot. Eles abriram com um número de McCoy Tyner e seguiram com a composição de Ciurkot, que foi de longe a mais interessante de todo o programa. Fique de olho nela – tenho certeza de que ouviremos mais no futuro.”
Córdoba por sua vez, coleciona lançamentos entre singles e EPs; todos calcados na música experimental, que inclusive já rendeu elogios por parte de Henry Rollins na rádio estadunidense KCRW. Suas credenciais ainda incluem trabalhos com nomes da mesma esfera, como Michael Pisaro, Pamelia Kurstin, G.W. Sok (The EX), Kresten Osgood e outros.