Cabaret Voltaire anuncia novo álbum em 26 anos e antecipa com o single “Vasto”

Se chama ‘Shadow of Fear’ e sai pelo carimbo Mute Records no dia 20 de novembro

Por Luiz Athayde

Notícia quentíssima na esfera eletrônica. O Cabaret Voltaire sairá das sombras após longo hiato de 26 anos para lançar um novo álbum.

Shadow Of Fear está nos prepares para ser editado no dia 20 de novembro sob chancela da Mute Records. O registro que irá suceder The Conversation, de 1994, conta com a tutela do vocalista, multi-instrumentista e produtor Richard H. Kirk, único membro constante no lendário ato inglês formado na industrial Sheffield da classe de 1973.

Em nota oficial para a gravadora, Kirk revela como se deu o processo criativo do vindouro disco: “O álbum foi concluído quando toda a estranheza estava começando a aparecer”.

O inevitável assunto da pandemia também veio à tona: “Shadow Of Fear parece um título estranhamente apropriado. A situação atual não teve muita influência sobre o que eu estava fazendo – todo o conteúdo vocal já estava no lugar antes do pânico se instalar – mas talvez devido à minha natureza de ser um pouco paranóico, há indícios de coisas um pouco estranhas acontecendo e capturando o estado atual das coisas.”

Da mesma forma que o clube suíço que deu nome ao grupo britânico, explicar as nuances sônicas nunca foi o ponto mais importante de sua sonoridade ao longo da discografia. Com isso, Kirk decodifica o novo álbum respondendo: “O surrealismo sempre foi muito importante para o Cabaret Voltaire”, comenta. “E isso também está presente.”

O artista britânico também revela que o álbum terá uma certa pegada ao vivo; além de haver possibilidades de remeter aos primeiros dias, já que, além de ter sido feito no estúdio onde gravou vários álbuns, houve uma falha nas configurações atuais do computador, lhe obrigando a manter seu equipamento original.

 “Comecei a desenvolver faixas especificamente para apresentações ao vivo” (…)  “Coisas que eram bastante despojadas e cruas. Cada vez que eu visitava um novo lugar para me apresentar, escrevia algo novo”, diz. “Fazer este álbum me lembrou um pouco dos velhos tempos com o Cabaret Voltaire porque não havia muitos equipamentos, então você realmente tinha que usar sua imaginação.”

Para saciar a sede dos fãs que certamente estão surpresos com essa novidade, Kirk liberou o primeiro single. “Vasto” realmente condiz com a descrição de “soar ao vivo”, mas vai além; traz um peso que, se feito na época de Mix-Up (1979), estaria anos-luz à frente de seus contemorâeos. Confira:

Shadow Of Fear já se encontra disponível na pré-venda, nos formatos CD, Cassete, vinil roxo e em combos incluindo camisetas oficiais. Acesse este link.

Abaixo a capa e a lista completa de músicas.

1. Be Free
2. The Power (Of Their Knowledge)
3. Night Of The Jackal
4. Microscopic Flesh Fragment
5. Papa Nine Zero Delta United
6. Universal Energy
7. Vasto
8. What’s Goin’ On

Deixe uma resposta