You are currently viewing Babylove & The Van Dangos mostra a finesse do ska em “The Golden Cage”

Babylove & The Van Dangos mostra a finesse do ska em “The Golden Cage”

Dinamarqueses acabaram de soltar o sucessor de ‘On My Life’, de 2015 pelo próprio carimbo Gateway Music

Por Luiz Athayde

O grupo dinamarquês Babylove & The Van Dangos acabou de soltar na praça um dos grandes lançamentos da classe de 2019: The Golden Cage. E o mesmo chegou com tudo via carimbo Gateway Music, selo capitaneado pela própria banda.

Daniel Broman, Johan Bylling Lang, Bjarke Nikolajsen, Jonathan Rahbæk, Jakob Thomhav e Mikkel Szlavik compõem a brigada formada nas docas de Copenhagem em 2004, contabilizando quase dez registros entre singles, EPs e claro, álbuns.

Guiados pelo prisma da música jamaicana, estes escandinavos de pedigree portuário discorrem, com uma classe fora de série entre variantes que vão do Ska e o Rocksteady, além de (parte de) seus ancestrais blueseiros e doo wopbistas.

No âmbito lírico, a firme tradição política em meio a temas abstratos – até porque ninguém é de ferro, merecemos dançar. São 13 músicas soando homogeneamente polidas até os calos, impedindo qualquer ouvinte, amante dos seminais sons daquela ilha (Jamaica, embora a Dinamarca seja um conjunto peninsular chamado Jutlândia) de apertar o botão de “adiante” na plataforma que estiver.

Para promover o álbum, a banda preparou vídeos de quase várias faixas, aumentando ainda mais a dificuldade para apontar um ponto alto. Mas se para ancorar alguma, a classuda “Golden Cage”, em uma bem humorada alfinetada no consumismo, mostrando o vocalista Broman usufruindo do que há de bom e mais caro na cidade, “No Confusion”, com cenas da Revolução dos Cravos, ocorrida em 25 de Abril de1974 em Portugal.

Em ritmo de esquenta para a vindouro giro, apresentações marcadas no quintal de casa: Lyngby, Copenhagem, Skandeborg, Aarthus e Esbjerg.

É verdade que nesses novos tempos estamos bem servidos com The Walkyrians (Finlândia), Melbourne Ska Orchestra (Austrália), New York Ska-Jazz Ensemble (Estados Unidos), que também acabou de soltar Break-Thru na praça e o clássico inglês The Specials, há meses está com o excelente Encore no circuito, mas The Golden Cage traz aquela empolgação quando ouvimos uma banda pela primeira vez ou um clássico instantâneo.

E é isso que faz este recém-saído do forno um álbum que periga passar no teste do tempo, inclusive por ser uma brigada que merece, assim como seu antepassados, navegar até outras costas, mas desta vez com a energia emanada de sua música pra lá de empolgante.

Ouça The Golden Cage no Spotify:

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário