Projeto do multi-instrumentista Vitor Toledo retorna ainda mais “azul” que seu registro anterior
Por Luiz Athayde
A diferença gritante entre os climas de Manchester e a pequena ilha de Vitória esconde um ponto em comum: a música instrumental orientada por guitarras – não necessariamente distorcidas.
O suposto exagero por relacionar o jovem multi-instrumentista capixaba Vitor Toledo à Vini Reilly caem por terra ao notar uma conexão solitária com o The Durutti Column.
Animal Trees é nome do projeto que Toledo leva desde o início dessa última década, contando com a demo “Acting/Reflection/Phobia”, de 2013, e o single “The Sun/The Moon”, editado em 2018. Ambos feitos no melhor estilo DIY (“faça você mesmo”).
Em sucessão, acaba de chegar no formato digital, via carimbo ONErpm, o EP Reflection. Naturalmente composto, produzido, mixado e masterizado pelo músico em seu estúdio caseiro.
São 5 faixas instrumentais, que seguem todas as páginas do guia comumente descrito como “Post-Rock”. Além de apresentar conexões inevitáveis com nomes do quilate de Mogwai e Explosions in the Sky, por exemplo.
No entanto, tais referências não foram empecilhos para a busca de uma cara própria. Seja ela movida pelas belíssimas paisagens que compõem o Espírito Santo, ou os devaneios sônicos em prol do entendimento do ser humano como um frame dentro da natureza.
Sabiamente, “Sunken in Clouds”, faixa que abre o disquinho, ganhou produção audiovisual com cara de resumo da obra: o vídeo conta com assinatura de Letícia Comério, e traz a beleza da simplicidade do interior. No caso, o distrito de Baunilha, localizado em Colatina.
“A Fraction of Time” segue como uma continuação mais reflexiva da faixa de abertura, enquanto “Fading” revela os primeiros sinais de distorção do play estendido.
Aliás, se o duo ianque The American Dollar tivesse passado pelas quebradas de São Roque do Canaã (mega interior do ES), as possibilidades de soar como “I Feel the Blood in My Veins” seria grande.
E da mesma forma que um azulado dia de outono, a passagem para o encerramento se dá com a serena “Afterlife”.
Mais que um mero projeto calcado na climática música instrumental, o Animal Trees deflora um subgênero do rock em um perímetro nacionalmente conhecido por suas bandas de hardcore/punk. Além de adicionar Reflected à galeria dos “pós” com direito a “momentos rock” do cenário brasileiro. Que venha o disco cheio.
Ouça Reflected no Spotify:
Pingback: Animal Trees anuncia álbum de estreia e lança primeiro single “Da Janela” - Class of Sounds