Andre Matos: é declarado o Dia do Metal em São Paulo

O Prefeito da cidade Bruno Covas emitiu um comunicado oficializando a data da morte do cantor como marco zero das comemorações

Por Luiz Athayde

Após o falecimento do cantor, compositor e maestro André Matos no último dia 8 de junho, muitos fãs se mobilizaram na internet para tornar a data de sua morte como o Dia do Metal.

E em comunicado, o prefeito de São Paulo Bruno Covas declarou oficialmente a data.

“Quero aproveitar a Semana do Rock e o Dia Internacional do Rock, com muitos shows e bandas em dois palcos na região central e em Centros Culturais de toda a cidade, para anunciar que nos próximos dias vou instituir via Decreto, o Dia Municipal do Metal, que será comemorado todo dia 08 de junho, em homenagem ao cantor paulistano André Matos, ex-integrante da Banda Angra, e falecido nessa data.”

André Matos foi um dos grandes responsáveis pela divulgação do heavy metal brasileiro fora do país muito antes de formar o Angra – e posteriormente o Shaman, já no começo dos anos 2000. Com uma carreira de gênese aos 13 anos no Viper, gravou os álbuns Soldiers of Sunrise em 1987 e Theatre of Fate em 1989, alcançando sucesso estrondoso especialmente no Japão. Fora dos palcos, graduou-se como bacharel em Regência Orquestral e Composição Musical e se aprofundou em canto lírico na Universidade de São Paulo. Entre parcerias e participações, atuou junto a grandes nomes do metal mundial, como Bruce Dickinson, Helloween, Stratovarius e muitos outros, deixando um legado que inclui alguns dos álbuns mais originais da discografia metálica brasileira, como Holy Land, álbum lançado pelo Angra em 1996.

Deixe uma resposta