Icônica banda de gothic/symphonic metal irá celebrar seus dois primeiros álbuns
Por Luiz Athayde
Após um hiato de 15 anos, o After Forever está de volta ao jogo. A reaparição da banda neerlandesa conhecida por sua mistura de gothic e symphonic metal também surpreendeu por contar com uma nova vocalista – e não Floor Jansen, que se encontra há 11 anos no Nightwish.
Trata-se da cantora grega Angel Wolf-Black (SheWolf), que se juntou aos membros originais, Mark Jansen (guitarra, vocal), Sander Gommans (guitarra, vocal), Luuk van Gerven (baixo) e André Borgman (bateria). Além do guitarrista Bas Maas, que integrou a formação de 2002 a 2009; e o tecladista Jeffrey Revet, da banda Stream of Passion.
O comunicado antecipa a celebração de seus dois primeiros álbuns, que inclusive figuram clássicos deste gênero.
“2025 é um marco monumental: 25 anos desde que o After Forever deixou uma pegada atemporal no mundo do metal sinfônico com seu álbum de estreia, “Prison of Desire” ”, diz o grupo.
Ele continua: “Seu sucessor de 2001, “Decipher”, levou sua música ainda mais longe, fundindo elementos progressivos com um som mais pesado que ajudou a moldar o metal sinfônico de hoje. Esses dois lançamentos marcaram o início de uma jornada maravilhosa, que levou a banda aos palcos internacionais e aos corações dos fãs de todo o mundo.
Após cinco álbuns de sucesso, a jornada do sexteto chegou ao fim em 2009. Apesar disso, sua música permaneceu viva, continuando a inspirar as próximas gerações de músicos e fãs. Com um público fiel, ainda apaixonado pelo legado musical da banda, chegou a hora de trazer de volta à vida – e aos palcos – a música desses dois discos que deram início a tudo.”
Sua gênese data de 1995, quando ainda se chamava Apocalypse. Na época, sonoridade era calcada no death metal. No entanto, a virada ocorreu com a entrada da icônica vocalista Floor Jansen em 1997.
Foi um período efervescente para este estilo, conhecido por esses lados como “A Bela e a Fera” – vocais operísticos femininos + vocais guturais masculinos sobre camadas de música gótica e sinfônica dentro do universo do heavy metal.
Em entrevista para o site Blabbermouth no ano de 2018, Floor Jansen lamentou o fim do After Forever.
“Acho que foi uma época muito especial. Fizemos ótimas músicas, que acabaram rápido demais. Ainda estou triste por não ter sido possível continuar, mas acho que foi incrível o que fizemos com nossos jovens anos e, sim, ainda estou extremamente orgulhosa do que fizemos e ainda ouço a música com muita alegria e lembranças.”
Perguntada se poderiam ter feito mais, ela respondeu: “Sim, eu acho. Não fiquei muito satisfeita com a parada. Não achei que fosse uma boa ideia. Acho que havia [mais a fazer].”
A apresentação será em Tilburg, no dia 4 outubro de 2025. Enquanto não sai mais informações sobre uma possível turnê mundial (incluindo o Brasil, claro), revisite a discografia no link a seguir.
Pingback: The 3rd and the Mortal anuncia retorno com Kari Rueslåtten para celebrar seus dois primeiros discos - Class of Sounds