Até então somente na língua inglesa, obra inspirou polêmico filme de mesmo nome
Por Luiz Athayde
O livro Lords of Chaos ganhou, enfim sua versão brasileira. 23 anos após seu lançamento, originalmente em inglês, a edição nacional vem em um luxuoso formato em capa dura e com tiragem limitada.
A obra, escrita pelo jornalista e músico norte-americano Michael Moynihan e o humanista, escritor e também jornalista, Didrik Søderlind, narra a história do Black Metal como música, movimento e como o mesmo originou seguidores obcecados, formando uma frente de radicalismo movida a assassinatos, suicídios e terrorismo, essencialmente em países, como Noruega, Suécia, Alemanha e Finlândia; além de expor casos nos Estados Unidos.
Tudo isso feito através de fotos raras e entrevistas com os músicos de bandas como, Mayhem, Burzum, Absurd e Satyricon, assim como policiais, padres e fãs.
Foi o livro que serviu de base para o polêmico filme homônimo – devido a alguns caminhos seguidos por alguns personagens – dirigido pelo cineasta sueco e ex-integrante do Bathory, Jonas Åkerlund, lançado em 2019.
A tradução para o português conta com a assinatura de Tavos Mata Machado, que além de professor de inglês é doutorando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.
Lords of Chaos será lançado oficialmente no dia 10 de junho, mas sua pré-venda já se encontra disponível no site da Estética Torta, editora do livro. Acesse aqui.