Incluindo Chandeen, Spit Takes, Moscow Death Brigade e o jangle pop dos Laughing Chimes
Por Luiz Athayde
Das mil bandas e projetos de Phil Anselmo (mais conhecido como a voz do Pantera), o Scour é a que definitivamente estava devendo um disco cheio. E finalmente irá sair no dia 25 de fevereiro de 2025 pelo seu selo Housecore Records, nos EUA, e via Nuclear Blast na Europa. Trata-se de Gold, registro que consolida o que foi feito recentemente na trilogia de EPs – ‘Grey’ (2016), ‘Red’ (2017) e ‘Black’ (2020).
O grupo, ou melhor, super, inclui John Jarvins (Agoraphobic Nosebleed, Nest, ex-Pig Destroyer), Derek Engemann (Philip H. Anselmo & the Illegals, ex-Catle Decapitation), Mark Kloeppel (Misery Index) e Adam Jarvins (Lock Up, Pig Destroyer, Nailbomb). Musicalmente, no entanto, o lance é black metal com fortes traços de punk, grindcore e thrash; além de mostrar a versatilidade de Anselmo, já no alto de seus 56 anos, como vocalista.
Seu novo single e carro-chefe, “Infusorium”, acompanha um videoclipe inspirado no romance homônimo de horror de Jon Padgett, com as ambientações que a história implica. A direção é de Malcolm Pugh.
Outro nome que reapareceu foi o Glazyhaze. Formação shoegazer de Veneza, Itália, que lançou seu álbum de estreia, Just Fade Away, no último ano e figurou com justiça As Melhores Escavações Sonoras de 2023. “What A Feeling” é o primeiro aperitivo do que virá na primavera (deles) de 2025.
Ainda nos destaques, eis mais um nome prolífico da esfera metálica. Mas não envolve “barulho”, e sim synthwave. Na sua forma mais AOR. É o Dream Invaders, do lendário vocalista e produtor brasileiro Kaiaphas (Valerio Zhyin).
Mais conhecido como vocalista da banda norueguesa de black metal Ancient, ele possui um leque vasto de projetos, sendo este o primeiro lançamento desde o disco Is Anyone There? (2022). “Enter the Ninja” é o que há de melhor em captar as esferas dos filmes do estilo, e por isso mesmo é uma obrigação ser indicado para esta semana.
Todavia, o paladar segue usual. Tem jazz (Mark Kavuna), tem punk (Spit Takes), tem jangle pop (The Laughing Chimes), tem gótico, claro (Beauty in Chaos) e mais.
Scour – “Infusorium”
Yoth Iria – “Mornings Of The One Thousand Golds”
Dream Invaders – “Enter The Ninja”
Glazyhaze – “What a Feeling”
Herd Immunity – “(Shadow to) Your Stride”
Siracuse – “Simple Pleasures”
The Laughing Chimes – “High Beams”
Humdrum – “Come And Get Me”
ProXima Rock Band – “The Butterfly Effect” (Remaster 2024)
The Misanthropes – “Running Start”
Spit Takes – “Joyride”
The Dogs – “Gimme Some Action”
CUIR – “Un air de Mexico”
Moscow Death Brigade – “Flares Are Burning” (Rave Version)
The Bloody Beetroots – “This is Blood” (feat. N8NOFACE & Teddy Killerz)
Mangene – “Froth”
Underworld – “Techno Shinkansen”
Orchestral Manoeuvres in the Dark – “Look At You Now”
We Are Parasols – “The Gods Have Become Disease”
Beauty in Chaos – “Echoes and the Angels”
Chandeen – “The Bubbles Blown”
Christine Valença – “John Riley”
Julien Daïan Quintet – “Weight Watchers”
Richard Marcer – “Magnetic Attraction”
Mark Kavuna – “Wayward’s Return”