Conjunto norte-americano é especialista em criar paisagens sonoras através da virtuose
Por Luiz Athayde
O que antes era chamado de jazz rock, agora atende como jazz fusion; fusão de estilos, cores, texturas, sonoridades. É mais ou menos o caso da banda GPS (Galactic Prism Sounds), da Filadélfia, EUA.
Se bem que ‘explosão’ os definem melhor, dada a energia que emanam durante os cinco minutos de “Quinticep”, seu novo single. Ele também é o primeiro aperitivo do próximo álbum de estúdio, Galactic Prism Sounds, que sairá em janeiro de 2025 por carimbo independente.
A ideia por trás da nova composição foi explorar ao máximo este estilo tão rico em termos de variantes sônicas. Entretanto, a música expõe os olhares do autor, o tecladista Tony PC, em sua primeira contribuição para o grupo.
Trata-se de algo inédito no processo criativo, tendo em vista que tal formação jazzística nasceu do músico e compositor Gabe Preston, que neste caso, atua como saxofonista e flautista.
Inicialmente, o grupo se chamava Gabe Preston Sounds. Porém, a fim de abranger o que vinham criando, Galactic Prism Sounds se tornou a alcunha assertiva.
E por falar em músicos, ainda abrilhantam o line-up: Declan Fischer no baixo, e John Thomas na bateria.
Ouça sem contraindicações a seguir.