A Sleeping Bear, Ductape, Vox Low e mais
Por Luiz Athayde
Cinco anos após o melancólico Ghosteen (releia a resenha aqui), Nick Cave e suas sementes más lançarão um novo álbum de estúdio. Wild God, seu 18º disco cheio, chegará às plateleiras sônicas no dia 30 de agosto de 2024.
Produzido por Cave e seu fiel amigo e colaborador Warren Ellis, o registro promete ser mais uma peça fincada na linha tênue entre a convenção e a experimentação. Forma usual do artista australiano de instigar o ouvinte a adentrar no seu universo musical e lírico.
“Espero que o álbum tenha o mesmo efeito sobre os ouvintes que teve sobre mim”, diz Cave em nota. “Ele explode no alto-falante e eu me deixo levar por ele. É um disco complicado, mas também é profunda e alegremente contagiante. Nunca há um plano mestre quando fazemos um disco. Os discos refletem mais o estado emocional dos escritores e músicos que os tocaram. Ouvindo isso, não sei, parece que estamos felizes.”
No entanto, essa é apenas uma das novidades presentes na seleta de hoje. A ideia, como sempre, é começar a semana com novos sons – sejam eles lançados há pouco ou não.
Ainda há o projeto industrial Pain, prestes a sair de um hiato discográfico de 8 anos, com o álbum I Am, agendado para 17 de maio via Nuclear Blast. Seu carro-chefe acompanha um divertido clipe, onde seu mentor, Peter Tägtgren, faz uma espécie de sátira ao filme Medo e Delírio (1998), de Terry Gilliam.
Do lado nacional, o destaque o Ariel Void. Comandado pelos instrumentistas Danyel “Noir” Fernandes e Vanessa Almeida, a banda mal lançou o elogiado EP Beginnig of Silence (leia a resenha neste link) e já soltou um novo trabalho. Trata-se do single “Empatia”; uma continuação de seu som alternativo de flertes com o dreampop, o shoegaze e o pós-punk.
Confira mais novidades a seguir:
Nick Cave & The Bad Seeds – “Wild God”
ŽEN – “Nedamise”
Ariel Void – “Empatia”
Pablopavo i Ludziki – “Przetańczone serca”
Kim Gordon – “Trophies”
Long Legged Lummox – “Broken VI”
Curse Upon A Prayer – “Ortopraxia”
A Sleeping Bear – “Where I Want to Be”
ottomotor – “senfiges Gemüt”
Terence Fixmer – “Razor Sharp”
Ductape – “Veil of Lies”
Vox Low – “I Know, I Will”
Retrograth – “Plastic Passion”
Active Decay – “Lies”
Kamasi Washington – “Prologue”
Eric Wink – “Inconsolable”
Sferro x Tommy ’86 – “Brothers of the Soul”
PYLOT – “Breathe (feat. Polarity & Sleepless Nights)”
PAIN – “Go With The Flow”
Combichrist – “Planet Doom”
Kirlian Camera – “Götter, geht weg!”
Hangwire – “Quarantine”
Ack – “Cabeça”
Alan Fakeman – “Rebound”
Julia Holter – “Evening Mood”
Kyle B. – “A Moment in Dub”
BANDCAMP
Black Asteroid – “Infinite Darkness” (com Ian Astbury, do The Cult)