Você está visualizando atualmente Amen Jr presta tributo às crianças vítimas de violência em novo single “Voltar no Tempo”
Imagem: Cobey Yarne

Amen Jr presta tributo às crianças vítimas de violência em novo single “Voltar no Tempo”

Composição teve sua gênese no caso da menina Ágatha Felix, de 8 anos de idade, morta no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

Por Luiz Athayde

A falange synthpop Amen Jr  não dorme no ponto e tão pouco está alheia ao que acontece ao redor. Conhecidos pelas mensagens positivas, bem como de reflexão nas letras, o trio formado pelo vocalista e guitarrista Ulysses Melo, o guitarrista e homem dos sintetizadores Carlos Bezerra e o baterista Gabriel Eubank chega em tom de indignação no novo single e vídeo “Voltar no Tempo”.

Em 2019, Ágatha Felix, uma menina de 8 anos de idade, foi morta por um policial militar com um tiro nas costas enquanto estava dentro de uma Kombi com a mãe a caminho de casa. O caso aconteceu no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro, e contribui para uma infame estatística: segundo a plataforma Fogo Cruzado, somente em 2020, um total de 22 crianças foram baleadas no Rio, sendo que 8 vieram a óbito.

Esta foi a cerne da nova composição da banda, que, ainda assim, procurou tomar todo o cuidado ao abordar uma história que não foi vivida diretamente pelos integrantes.

Em nota, Ulysses dá mais detalhes: “eu fui muito cauteloso para fazer isso, falar sobre histórias que não são minhas, até por entender que em determinados assuntos não é meu lugar de fala e eu quero fugir disso, de fazer algo que pareça que estou me apropriando da história de alguém. Mas aquele sentimento de indignação, de perda e dor se tornou tão legítimo em mim, que eu me senti confiante o suficiente para dar voz a uma pauta como essa, que eu vejo tão pouco nas músicas.”

Obviamente tudo isso se transpôs na música, que carrega em si o já conhecido poderio melódico da banda, que cita nomes como New Order e Depeche Mode como influência, ainda que sua abordagem seja naturalmente mais dramática e com uma cara bem própria.

A produção traz assinatura de Lucas Silveira, que também está a cargo do álbum de estreia da banda, ainda sem data de lançamento. Já o videoclipe foi dirigido por Gabriel Rolim e mostra imagens de mapas 3D de cidades do Brasil, focando nos locais onde a violência se faz presente, com uma câmera em movimento, “simulando” balas perdidas.

Assista:

“Voltar no Tempo” é o segundo registro solitário do trio neste pandêmico ano de 2021 e sucede o single “100desespero”, que contou com o sax do multi-instrumentista Milton Guedes (Lulu Santos, Yahoo, etc).

Confira mais Amen Jr  nos respectivos links:

Facebook
Instagram
Spotify

Deixe um comentário