“Do Angels Sing Like Rain?” também faz aquecimento para o álbum debut, ‘Ocean Without a Shore’
Por Luiz Athayde
Agora vai. Após compartilharem algumas demos no Soundcloud (e deletá-las logo em seguida) o Weather Systems, nova jornada sônica de Daniel Cavanagh, mentor e guitarrista do Anathema, finalmente está tomando forma.
Ou melhor, já tomou: “Do Angels Sing Like Rain?” se encontra nas plataformas digitais e figura o primeiro single do álbum de estreia, intitulado Ocean Without a Shore.
“Esse disco é mais direto, honesto e sincero”, diz Cavanagh em comunicado. “Ele te conduz a uma jornada com algumas músicas muito pessoais, intensas e emocionais. É espiritual para mim. A música vem de um lugar mais elevado, então espero que ela toque vocês.”
Musicalmente, o cartão de visitas do registro, que também conta com outro ex-Anathema, o multi-instrumentista e produtor português Daniel Cardoso, é um spoiler do atmospheric rock que vinham fazendo nos últimos anos, especialmente no clássico Weather Systems, de 2012.
“Gostei da imagem da frase ‘Do Angels Sing Like Rain’ (Os anjos cantam como a chuva?). Eu estava lendo um bom livro sobre experiências de quase morte. Achei que era uma maneira útil de descrever algo espiritual. É minha letra favorita, e foi escrita em um fluxo de consciência”, conta o músico inglês.
Confira o visualizer a seguir.
A linha do tempo até a realização do projeto foi para lá de conturbada. É sabido que a pandemia de Covid-19 afetou ao menos nove entre dez artistas da esfera musical. E com o Anathema não foi diferente. Em 2020, durante a quarentena, a banda gerada em Liverpool, na classe de 1990 anunciou um ‘hiato indefinido’.
Todavia, o comunicado dava a deixa que “como indivíduos, agora é hora de seguir outros caminhos na vida”. Além, claro, de agradecer pela “generosidade que todos vocês [os fãs] demonstraram após o cancelamento inesperado de nossa turnê.”
Tempos depois, o grupo pegou todos de surpresa ao anunciar a venda de seus instrumentos. O que restava de esperança só não se esvaiu completamente porque em 2021 Daniel Cavanagh revelou que lançaria um novo álbum solo. Porém, eis a surpresa:
“Olá a todos. Só para informá-los de que, após o [meu disco solo] Cellar Door, haverá um novo projeto intitulado Weather Systems. Tomando o nome do álbum, a música será uma continuação do legado da banda anterior”, dizia a nota oficial. “Até o momento, esse é um projeto do Daniel, mas pode se expandir. Muitas bênçãos a todos.”
De fato, se expandiu. A um trio. Na época, o baterista John Douglas (amigo de infância de Cavanagh e ex-Anathema) chegou a integrar a formação, mas ainda não há informações sobre ele ter gravado o álbum.
Contudo, antes de seguir com a carreira, Danny tentou (novamente) cometer suicídio. Um comunicado (atualmente indisponível) sobre o estado de saúde do artista surgiu nas redes sociais.
“Queremos que vocês saibam que infelizmente a vida tem sido muito difícil para um dos membros da nossa banda, Dan, nos últimos dois anos, e ele tentou suicídio. Ele está sob uma depressão crônica e profunda há anos.
Ele sobreviveu à tentativa de suicídio e está melhorando. É um milagre que ele tenha sobrevivido nos últimos dois anos. Ele nunca saiu de casa por um ano e, ao contrário das teorias, ele nunca foi internado de forma alguma e nunca em sua vida teve contato da polícia ou dos serviços psiquiátricos.
Dan é um ser humano razoavelmente decente que parece ter se perdido. Não é ele mesmo há anos. Ele foi voluntariamente ao hospital uma vez por alguns dias, para evitar a possibilidade de cometer suicídio, mas aparentemente a instalação do NHS era ainda mais deprimente. O NHS (serviço de saúde nacional britânico) precisa de ajuda e estamos doando 10% do nosso GoFundMe para a caridade mental.
Agora estamos trabalhando para trazer algo de bom para o mundo. Dan quer melhorar como ser humano e ser um homem melhor, e nunca mais fazer algo tão estúpido. Seu médico também está tentando o seu melhor para evitar que aconteça novamente.
Ele está sob cuidados profissionais de saúde mental e é muito dedicado aos 12 passos de recuperação de vícios, dos quais ele é muito ativo. Dan foi diagnosticado com depressão profunda, ansiedade horrível crônica diária, transtorno de estresse pós-traumático complexo por 25 a 30 anos, e ele tem TDAH. Ele não é ele mesmo há 4 anos, pelo menos.
Muitos de vocês compartilham esse tipo de luta [nota: incluindo o luto da morte da mãe, falecida nos anos 90]. Talvez a música seja parte da cura.
Lições difíceis foram bem aprendidas. Esta foi o mais difícil. Talvez seja por isso que temos tempos difíceis.
Desejamos a Dan uma boa recuperação. Obviamente, não tínhamos certeza se postar isso era uma boa ideia, mas a verdade é a verdade, e talvez seja hora de você ouvir.
Bênção e amor e perdão
Nós realmente esperamos que todos vocês, cada um de vocês, sem exceção, vivam vidas felizes e abençoadas.”
Felizmente, dado o “sinal discográfico” de vida, as coisas correram bem e surgiram as citadas demos, no caso, das faixas “Still Lake”, “Do Angels Sing Like Rain?” e “Synaesthesia”. Todas incrivelmente envolventes.
No entanto, a realização do projeto só foi possível graças à campanha realizada por um fã eslovaco, chamado Daniel Ziak, através do GoFundMe – a mesma que custeou o tratamento de Danny.
“Sou um fã de longa data do Anathema. Para mim, foi mais do que música. Tem sido meu amigo, meu companheiro, meu lugar para ir, meu abrigo, minha energia nas horas sombrias e minha alegria quando a vida é boa”, escreveu.
Ele continua: “Juntei todo o meu dinheiro e comprei um dos violões do Danny para que eu pudesse dar esse instrumento especial de volta a ele. O investimento valeu a pena. Pouco tempo depois, Danny entrou em contato comigo para agradecer.
“Eu gostaria de poder fazer mais. Infelizmente minhas possibilidades individuais são limitadas, então decidi iniciar essa campanha de arrecadação de fundos. Depois de entrar em contato com Danny para confirmar que ele estava aberto a essa ideia, ele decidiu que queria escrever algumas palavras para deixar claro que essa iniciativa é real.”
Ainda naquele período, o grupo mandou a real em mais uma nota: “Encerraremos a campanha de arrecadação de fundos quando atingirmos o valor total. Por favor, ajudem se puderem. É muito difícil de ser bem-sucedido no negócio da música, e precisamos de vocês.”
Os bons ventos continuaram soprando e o músico seguiu de onde parou. Traduzindo: a gênese de Ocean Without a Shore tem sua origem em 2019, quando Daniel resolveu mergulhar de cabeça no que ele acreditava ser o sucessor de The Optimist (2017), último álbum do Anathema.
“Era 80% um disco do Anathema que teríamos feito”, ele revela. “É definitivamente uma continuação do que eu estava fazendo. Weather Systems é o nome do nosso melhor álbum, na minha opinião. Ocean Without A Shore é como uma sequência.”
Ocean Without A Shore sairá em CD e vinil duplo mármore azul no dia 27 de setembro. As 500 primeiras cópias de ambos os formatos serão autografadas por Daniel Cavanagh. Acesse este link.
Lista de músicas:
01. Synaesthesia
02. Do Angels Sing Like Rain?
03. Untouchable Part 3
04. Ghost In The Machine
05. Are You There? Part 2
06. Still Lake
07. Take Me With You
08. Ocean Without A Shore
09. The Space Between Us
Pingback: Weather Systems de Danny Cavanagh (ex-Anathema) volta com novo single “Synaesthesia” - Class of Sounds