Evento acontece nos dias 28 e 29 de setembro na capital capixaba
Por Luiz Athayde
Setembro é o mês da Virada Cultural. O evento, que inicialmente era realizado na cidade de São Paulo, foi tomando proporções maiores e se inserindo em várias cidades do país, como Vitória, no caso como “Viradão Cultural”.
E a edição deste ano irá contar com artistas emergentes e já estabelecidos no cenário nacional como Baiana System, Trio Virgulino, Dead Fish, Duda Beat e Liniker e os Caramelows, que vão da MPB ao Hardcore. Em coletiva para a filiada à Rede Globo local Rede Gazeta, o secretário de Cultura de Vitória, Franscisco Grijó, disse: “Há uma preocupação do Viradão em ser contemporâneo. Tudo aquilo que está sendo proposto de novo e que tem qualidade, a gente chama para o Viradão”.
Além das atrações musicais, o evento irá contar com o Festival de Cinema de Vitória, com uma tenda em frente ao Teatro Carlos Gomes, com mostras de videoclipes e filmes de horror, e também os shows da cantora Katerina Polemi e Zéu Brito.
Aproveitando a pegada, a organização também prepara uma apresentação especial a fim de reviver o exinto Dia D, maior festival de música do Espírito Santo, ocorrido no começo dos anos 2000. Músicos da cena capixaba como Fabio Mozine (Mukeka di Rato), Rodrigo (Dead Fish), Eugênio Goulart (Big Bat Blues Band), Bob Reggae (Rastaclone), Serjão Nascimento (Lordose), Sanny Lys (Zé Maria), Gustavão (Nave), Matê e Tati Wuo (Crivo), Jon Santos (Herança Negra) e Reginaldo Secundo (Pé do Lixo) serão a enorme cozinha para as vozes de Fred (Macucos), Anderson Ventura (Java Roots) e CX (Salvação), no que será chamado “Dia V”.
A edição deste ano, que acontece nos próximo dias 28 e 29 já contabiliza um recorde de inscrições. Segundo a prefeitura da cidade, foram inscritos 183 propostas artísticas, sendo 103 finalizadas no último dia de inscrição, no quinto dia de julho. A maior parte da programação será realizada em áreas públicas da cidade, como as ruas Gama Rosa, Sete, Barão de Monjardim, assim como o Parque Moscoso e as praças Oito e Ubaldo Ramalhete, além da escadaria do Rosário. A Avenida Jerônimo Monteiro será interditada entre os dias 27 e 30 de setembro, mas está previsto para haver um esquema especial para ônibus e taxis.
Mais informações no site da Prefeitura de Vitória.