Registro apresenta panorama da sonoridade inglesa que permeou os anos 80
Por Luiz Athayde
Esse nome pode ser desconhecido para você, mas não por muito tempo: Vincent Christ.
Tão simples e pegajoso quanto sua pronúncia, este é um ato de origem londrina que merece atenção especialmente pelo certo caráter de urgência do qual lança seus trabalhos. E também ao trazer certa classe ao mesmo.
Seu currículo é breve, mas já traz dezenas de singles e EPs. Desde 2022. É claro que se juntarmos tudo, dariam bons discos para serem apreciados ao modo tradicional. No entanto, seu modus operandi é outro. E, mais importante, é que vem dando certo.
O exemplo mais recente – melhor, ainda quente; saiu há dois dias – é Cool Judas; EP de 4 faixas e inúmeros passeios pela sonoridade que permeou a esfera pop dos anos 80. Nada distante do usualmente compartilhado no Class Of Sounds e, por isso mesmo, delicioso de ouvir.
Tem para todos os gostos. De uma simulação janglin’ à The Mighty Lemon Drops (“The Words”) ao pós-punk mais tradicional (“Perfect Life”). Mas também um esboço que mais parece um mix de The Cure e The Durutti Column, mas com a classe do The The. Essa seria “Paiting Silence”.
Porém, a faixa escolhida para figurar o single e videoclipe traz um flerte mais acentuado ao gótico. “The Name Of The Pearl” baixa o tom da mesma forma que revela a faceta mais sombria de Vincent. Ou versátil, tendo em vista o prisma real de suas composições é a década de 80.
Não foi à toa que alguns dos principais veículos especializados como o Post-Punk, e o icônico músico e jornalista inglês John Robb teceram elogios ao seu trabalho.
Ouça Cool Judas na íntegra via Bandcamp. Assista ao clipe a seguir: