UK Decay será atração principal da primeira noite do Wave Gotik Treffen 2019

Lendas do ‘Positive Punk’ pisam em solo alemão no começo de junho

Por Luiz Athayde

Uma das lendas do pós-punk UK Decay está praticamente de malas prontas para partir para a Alemanha. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho acontece mais uma edição do lendário Wave Gotik Treffen, festival de arte e música gótica na cidade de Leipzig.

Com mais de 140 bandas em seu line-up, a edição de 2019 terá como atração principal logo na primeira noite os seminais de Luton, Inglaterra, comemorando 40 anos de existência.

UK Decay: visual punk e letras obscuras

Conhecidos por fazerem parte da gênese do gothic rock junto com o Bauhaus, o UK Decay nasceu no fim da década de 1970 das cinzas da banda anarcopunk The Rezistors. Foi uma das crias do clube Batcave – que posteriormente se tornaria mais  um subgênero musical – e de um movimento chamado ‘positive punk’, que também incluía nomes como Southern Death Cult, Rubella Ballet, Specimen, Blood And Roses, Sex Gang Children e outros.

Ainda em seus primeiros dias, a pegada anarcopunk no som do UK Decay se fazia presente, até a virada para a década de 80 ao lançarem seu debut For Madmen Only com letras mais sombrias e poéticas. Após algumas trocas de integrantes, a banda acaba oficialmente em 1985. Após a dissolução do grupo, quem obteve mais êxito foi o baixista Eddie Branch (também conhecido como Twiggy), tocando com Peter Murphy até a primeira tentativa de reformulação da banda em 1993, tentando novamente em 2008 para shows e finalmente em 2012 como atração principal do Drop Dead Festival, em Berlim, Alemanha, resultando em um volta discográfica no ano seguinte com o totalmente inédito New Hope For The Dead.

Peter Murphy e Eddie “Twiggy” Branch

Nessa turnê de aniversário, a banda conta com os integrantes da era clássica Steve Abbo (vocais), Steve Spon (guitarra, teclados), Eddie ‘Twiggy’ Branch (baixo) mais o guitarrista Justin ‘Justinhio’ Saban, o baterista Raymond ‘Raymundo’ Phillpott e Kyia nos backing vocals. Até o momento, nenhum sinal de um possível álbum comemorativo ou de inéditas foi dado. Mais datas serão adicionadas em breve.

Line-up completo do Wave Gotik Treffen Festival aqui.

Deixe uma resposta