Era a estreia da banda britânica como The Cult
Por Luiz Athayde
Neste dia, na classe de 1984, os ex-Death Cult Ian Astbury (vocais), Billy Duffy (guitarras) e Jamie Stewart (baixo) faziam sua estreia com o definitivo nome The Cult, lançando o álbum Dreamtime. Para esta feita, contaram com o ex-Theatre of Hate, Nigel Preston, no lugar de Ray Mondo na bateria.
Com produção assinada por John Brand e Chris Kimsey – algumas credenciais: The Psychedelic Furs, Duran Duran, Killing Joke, New Model Army, Soul Asylum, Marillion e Rolling Stones – o disco foi gravado no Rockfield Studios em Monmouth, País de Gales, no comecinho de abril de 1984.
Já a mixagem, feita entre os dias 16 e 24 do mesmo mês em Londres. A banda quase lançou o disco pela Situation Two; figurando algum número entre 12 e 57 de seu catálogo.
Ele traria “Go West (Crazy Spinning Circles)”, então diferente e de mote mais melódico, ecoando o progressivo. No entanto, ao assinarem com a Beggars Banquet Records, gravaram, no Livingstone Studios, a versão conhecida por todos.
Os singles saíram tanto antes (“Spiritwalker”, 4 de abril) quanto depois (“Go West”, 10 de agosto) do lançamento. Inclusive, ambos tiveram cadeira cativa no repertório do grupo por muitos anos. Além de figurarem a coletânea Pure Cult, lançada em 2000.
Por razões desconhecidas, a edição canadense conta com uma ordenação diferente das músicas em relação ao resto do mundo. “Gimmick” figura a primeira faixa e “Horse Nation” a sexta. Já “Go West” é a décima e última faixa.
A edição em CD de 1986 contém cinco bônus: “Bone Drag” (B-side de “Spiritwalker”), “Sea and Sky” (B-side de “Go West”), “Ressurection Joe” (single), “Love Removal Machine” (“Peace Version” – somente para a Rússia e o Leste Europeu) e “Zap City” (Rússia e Leste Europeu).
Ainda:
+ Posição número 21 dos álbuns mais vendidos no Reino Unido e medalha de prata (certificado) pelo BPI após vender 60 mil cópias.
+ O single “Spiritwalker” alcançou o primeiro lugar na parada britânica.
+ A primeira prensagem em Cd saiu pelo carimbo holandês Torso em 1984.
+ No Brasil, Dreamtime saiu em LP em 1987 pela RCA Victor e em CD somente no ano de 1996 pela Roadrunner Records.