‘Casualty’ saiu por carimbo próprio, Doom Vision Records
Por Luiz Athayde
O currículo do artista norte-americano Omar Doom em Hollywood inclui papéis para lá de notáveis nos filmes de Quentin Tarantino, como Era Uma Vez em… Hollywood (2019), Bastardos Inglórios (2009) e À Prova de Morte (2007). Entretanto, quando o assunto é música, sua zona de conforto está no darkwave. Especialmente se conectado ao techno e o EBM. Mas aí, seu nome já é outro: Straight Razor.
É onde ele se sente confortável para descarregar todos os sentimentos caóticos, que por sinal, rendeu, por fim (aliás, começo) seu álbum de estreia, Casualty.
Seu título não poderia ser mais sintomático: “baixa”, na gíria militar. Afinal, as contantes batalhas mentais do músico se converteram em temas envolvendo perdas e claro, ansiedade.
Por outro lado, a seleta de 8 composições também são uma extensão natural da jornada iniciada em 2022 com uma bateria de pequenos lançamentos.
Quatro delas figuraram singles naturais; apenas se diferenciando entre o peso (faixa-título), o suspense (“The Curse”) o cinemático (“Black Smoke Rising”) a dançante (“Misery”).
Acontece que o melhor acabou sendo reservado para o lado B. “Black Elixir” proporciona uma espécie de encontro entre o synthwave e o future pop que só alguém da nova safra poderia fazer.
Em “Suffering”, o clima vampiresco surge com força total, inclusive na potência das batidas. Já “Cold Moon” mantém o clima de terror, porém, sob forte influência da cena EBM belga. A autoexplicativa “The End” retoma a conexão com os anos 80 ao pegar carona no outrun.
Está longe de ser uma novidade vermos artistas hollywoodianos se aventurarem na carreira musical. Acontece que, geralmente, a sensação passada é a de fingimento. Algo incogitável nesta estreia discográfica de Doom. Tanto que em fevereiro de 2025, ele irá embarcar em uma turnê mundial como ato de abertura do VNV Nation, um dos pilares do Future pop/EBM.
Em suma, disco dos bons. Estreia surpreendente de quem parece fazer isso há muitos anos.
Ouça na Casualty íntegra pelo Bandcamp (merch disponível) ou a seguir.