Se 2019 é o ano dos grandes lançamentos góticos, o She Past Away certamente entra para essa lista
Por Luiz Athayde
Os anos de 2016 e 2017 nos trouxeram excelentes lançamentos indie/shoegaze, mas ao que parece, 2019 promete ser o ano do pós-punk/gothic rock – e de todas as fronteiras. Os turcos do She Past Away encerraram um hiato de quatro anos sem dar as caras. Com mudanças, mas sem perder suas características, a ansiedade do disco, ou Disko Anksiyete.
Turcos nativos de Bursa, noroeste do país, a máxima do duo Volkan Caner (guitarra/vocal) e Doruk Ozturkcan (teclados/programações), sempre esteve calcada no s medalhões do darkwave/gothic rock, como The Sisters Of Mercy, Clan Of Xymox, The Cure – em seus momentos menos sorridentes, obviamente – e atos mais eletrônicos como D.A.F. e Grauzone. Desde o início, o lance era cantar na língua materna, o turco; com seu primeiro trabalho datando de 2009, o EP Kasvetli Kutlama (“Celebração Sombria” em português).
Disko Anksiyete foi produzido por gente da casa, (Doruk Öztürkan), carimbado por selo próprio (independente) e traz 10 faixas que vagam sem medo pelas bandas acima citadas e outras mais do darkwave, mas sem soar um mero pastiche. E por incrível que pareça, isso não se deve ao idioma; sua fonética casa tão bem com o estilo que isso em nada impede do ouvinte entrar na viagem do disco, proibindo inclusive do mesmo sinalizar algum “ponto alto”. Das conversações com Handfull of Snowdrops em “Durdu Dürnya” à climática “Ağıt”, o She Past Away presenteia os fãs com um álbum tão redondo e eficaz, que corre um sério risco de bombar em pistas de dança por aí; ou mesmo em festas caseiras regadas a vinho barato, decoração tosca e amigos com sede de som trevoso.
Ainda: Disko Anksiyete pode ser encontrado nos formados CD, vinil preto e em vinil vermelho limitado em 1000 cópias, neste link.
Ouça o disco via Spotify: