Você está visualizando atualmente Rosetta Stone – Cryptology

Rosetta Stone – Cryptology

Banda de Porl King voltou flertando com suas raízes

Por Luiz Athayde

Das bandas que figuraram a safra noventista do rock gótico britânico, o Rosetta Stone é certamente uma das mais ativas – e igualmente obscuras.

Formada na Liverpool da classe de 1988, o grupo chegou a sacudir o subterrâneo com Adrenaline, um de seus mais importantes álbuns. Cortesia do carimbo Cleopatra Records, eterna referência em lançamentos voltados para a música gótica.

Inclusive foi esse mesmo selo que trouxe de volta o vocalista e compositor Porl King de seus outros projetos – Miserylab e In Death It Ends – para editar Seems Like Forever. Isso após 19 anos sem soltar sequer um single. E aproveitando a efervescência criativa, King voltou com o sintomático Cryptology.

Como o próprio título denota, é uma criptoanálise de um período mais rudimentar do rock gótico, compreendido justamente entre nomes diretamente influenciados por The Sisters of Mercy – e cá entre nós, quem não é?

Enquanto a reestreia “Seems…” soa mais darkwave e com uma certa pompa, o novo álbum remete às suas raízes, especialmente no que diz respeito a produção, nitidamente mais crua.


O que dizer da cativante “With This [I’m Done]” ou da pegada ‘Leeds’ de “In Black”? E mais: “Always Always”, como se fosse uma versão atualizada de “Train”, da banda de Andrew Eldritch.

Como resultado, temos um disco sem meias palavras. Ou, em outras: pronto para pistas movidas a luz baixa e decoração podre; e audições regadas a vinho barato entre velas. Embora o prazer de ouvir algo tão simples, honesto e, ainda assim, extremamente enérgico valha por aqui.

Em meio a tantos grupos pós-punk de abordagem mais synthpop, Cryptology soa como um ato de esperança para a música dark movida a voz, guitarra, baixo e bateria – ainda que esta traga uma mixagem estilo o saudoso Doktor Avalanche.

Resumindo: trata-se do melhor álbum do Rosetta Stone em quase 30 anos. Fácil.

Ainda:

+ Além do formato digital, Cryptology se encontra disponível em uma edição limitada no formato vinil roxo 12 polegadas pelo Bandcamp.

Ouça o álbum completo a seguir:

Este post tem um comentário

Deixe um comentário