Midnight Oil retorna ainda mais provocativo com novo single em 17 anos, ouça “Gadigal Land”

Brigada aussie prepara o EP colaborativo ‘The Makaratta Project’ para esse ano

Por Luiz Athayde

Grande surpresa vinda da música australiana. A banda Midnight Oil voltou com um bombástico single após quase 20 anos de hiato discográfico.

“Gadigal Land” apresenta o grupo liderado pelo vocalista Peter Garrett e uma seleta local de participações especiais, formada pelos cantores/compositores Daniel Sultan, Joel Davison, Kaleena Brigs, do duo indígena Stiff Gins, e o artista folk aborígene Bunna Lawrie.

E o silêncio fonográfico não significou inatividade no que diz respeito a tradicional pegada política. O novo single leva o nome dos “guardiões tradicionais” da Austrália, como diz a banda em nota.

“As terras de Gadigal (também às vezes denominada “Cadigal”) incluem o que é agora o CBD [Centro de Melbourne] mais áreas de South Head até o interior oeste. ‘Gadigal Land’ é uma narrativa provocativa do que aconteceu neste lugar e em outros lugares da Austrália desde 1788.”

Já musicalmente, o registro também mostra a banda em forma como sempre. Ouça abaixo.

A palinha em forma de single faz parte do The Makarrata Project, EP gravado em colaboração com artistas aborígenes no fim de 2019, após a conclusão da perna europeia da turnê de reunião. O mesmo tem previsão para sair em outubro desse ano.


Erratas: houve alteração no título de “18” para “17” anos em função do último lançamento da banda, datando de 2003, o single “No Man’s Land”.

Deixe uma resposta