Registro vem na carona do single “A Second Gust”, lançado em março
Por Luiz Athayde
Os bons ventos trouxeram mais um belo, embora pequeno play shoegazer. Se trata de Howl, novo EP do projeto Basavriuk.
Concebido e executado inteiramente de forma independente pelo músico e instrumentista porto-riquenho Kevin Shames, o novo trabalho composto por três faixas enfatiza o lado atmosférico e esvoaçante das correntes alternativas conhecidas como shoegaze, dreampop e ethereal wave.
A faixa-título é a que faz a abertura sem o menor pudor proporcionado pelas introduções de discos. Sua abordagem se relaciona com facilidade com nomes contemporâneos e obscuros do gênero, como (outrora citado), Amesoeurs e Hypomanie.
Mas é em “Caverns” que o músico de San Juan mostra seu melhor momento; conexões imediatas com Neige (Alcest) e Slowdive no potencial melódico, mas sobretudo como uma ótima tentativa de soar autoral. Grande faixa.
Após o clímax, “Song of the Sea” aparece para encerrar essa espécie de palinha de algo que se espera ser maior – um disco cheio. O clima aqui é ainda mais etéreo antes de explodir em uma aura celestial. No entanto, o tema central do EP é interno: “Nessas três músicas, exploro temas como dúvida, insegurança e o desejo de crescimento pessoal”, diz Basavriuk.
Ouça na íntegra via Bandcamp, ou abaixo, pelo Spotify: