Banda Aussie prepara sucessor de ‘Digital Mountain’, álbum debut, ainda para 2024
Por Luiz Athayde
Uma das formações mais legais da nova safra alternativa australiana lançou um novo single. Aliás, melhor: “Rain” é uma lente do próximo álbum de estúdio do Nice Biscuit, previsto para esse ano, via carimbos Greenway Records (EUA) e Bad Vibrations/Fuzz Club (Reino Unido).
A composição, no entanto, não é exatamente de agora. Pelo contrário, ela data de 2019/20, quando os incêndios florestais devastaram a Austrália. Mais de um bilhão de animais foram mortos, incluindo 30% da população de coalas do país, de acordo com a Australian Koala Foundation.
“Começamos a trabalhar em “Rain” novamente depois de um evento catastrófico de inundação ocorrido em Meanjin (Brisbane) em 2022, após semanas de chuva constante”, revela a banda. “Mais uma vez, estávamos presos a esse sentimento de impotência.”
E acrescentam: “A música então se tornou uma reflexão sobre os impactos da mudança climática e o impacto psicológico perturbador, em que você primeiro deseja a chuva e depois implora para que ela pare. Mudamos a letra para refletir isso, alternando entre “stop the rain” (pare a chuva) e “please don’t stop the rain” (por favor, não pare a chuva).”
Não é de hoje que a música se mostra uma plataforma para questões climáticas. Contudo, a diferença se encontra na abordagem. No caso do grupo de Brisbane, a ideia foi unir as cores da psicodelia ao potencial enérgico e experimental do krautrock.
O resultado disso não poderia ser algo diferente de uma canção que te pega pelo primeiro riff, no caso, iniciado pelo synth. Além das vozes de Grace Cuell e Billie Star, que dão tempero ao caleidoscópio sônico.
“Vivemos em um sistema em que as ações para mitigar a mudança climática são ignoradas, portanto, nessa música, imaginamos um arco-íris “rompendo o concreto” para se libertar das amarras do sistema e trazer a mudança e… a chuva. É uma visão positiva de uma situação que pode nos fazer sentir impotentes, para nos encorajar a continuar e não perder a esperança quando tudo é incerto”, conluem.
Para o videoclipe, a banda contou com a direção de Joshua Tate (Bandarian, Mia Wray, Safety Club). Assista a seguir.
Nice Biscuit é uma das correligionárias a nomes como King Gizzard and the Lizard Wizard e The Murlocs. Formada em 2016, a banda rapidamente ganhou reputação graças ao seu tino para hipnotizar o público com suas performances. Cortesia das viagens calcadas em garage e psych rock.
Junto às vocalistas e instrumentistas Billie Star e Grace Cuell, estão Jess Ferronato (guitarra), Nick Cavendish (baixo) e Kurt Melvin (bateria).
Os lançamentos prévios incluem os excelentes EPs de 2021, Passing Over e Create Simulate, mais o álbum Digital Mountain, editado em 2018.