“Steve fez as coisas acontecerem. Em sua vida e na banda”, disseram seus companheiros em comunicado
Por Luiz Athayde
Morreu nesta quinta-feira (2), o baixista britânico Steve Mackey, integrante da banda Pulp, aos 56 anos. A notícia foi compartilhada por sua esposa, Katie Grand, que através de seu perfil no Instagram, escreveu:
“Após três meses no hospital, lutando com todas as suas forças e determinação, estamos chocados e arrasados por termos nos despedido de meu brilhante e lindo marido, Steve Mackey. Steve morreu hoje, uma perda que deixou eu, seu filho Marley, os pais Kath e Paul, a irmã Michelle e muitos amigos com o coração partido”, diz o texto, que acompanha uma imagem do músico.
“Steve foi o homem mais talentoso que já conheci, um músico, produtor, fotógrafo e cineasta excepcional. Como em vida, foi adorado por todos cujos caminhos cruzou nas múltiplas disciplinas criativas que conquistou. Gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a todos os funcionários do NHS que trabalharam incansavelmente para Steve. Ele fará falta além das palavras.”
Há pouco, seus companheiros de banda se manifestaram, prestando condolências aos familiares, mas também lembrando um episódio de uma turnê:
“Nosso querido amigo e baixista Steve Mackey faleceu esta manhã. Nossos pensamentos estão com sua família e seus entes queridos”, escreveram.
“Esta foto de Steve data de quando a Pulp estava em turnê na América do Sul em 2012. Tivemos um dia de folga e Steve sugeriu que fôssemos escalar nos Andes. Assim fizemos.
“E foi uma experiência completamente mágica. Muito mais mágica do que olhar para a parede do quarto de hotel o dia todo (que é provavelmente o que teríamos feito de outra forma). Steve fez as coisas acontecerem. Em sua vida e na banda.
E nós gostaríamos muito de pensar que ele está de volta àquelas montanhas agora, no próximo estágio de sua aventura.
Faça uma viagem segura, Steve.
Esperamos te encontrar um dia.
Todo nosso amor”
Os sinais de que nada estavam bem para o músico de Sheffield apareceram quando o Pulp anunciou, em outubro de 2022, que ele não estaria na turnê de reunião. As alegações foram que ele estava focado em seus projetos relacionados à fotografia.
O nascimento da banda data de 1978, mas somente na década de 90 obtiveram os devidos holofotes. Estiveram em evidência até 2001, e no ano seguinte o vocalista Jarvis Cocker embarcou em uma carreira solo. Nesse ínterim, Mackey atuou massivamente como produtor, assinado trabalhos de nomes como M.I.A., Florence + The Machine, Bromheads Jacket, Arcade Fire e Spiritualized.