Você está visualizando atualmente Morre Geordie Walker, guitarrista do Killing Joke, aos 64 anos
Kevin "Geordie" Walker ao vivo com o Killing Joke no Roadhouse em Londres, Inglaterra, novembro de 2015. (Foto: Lorne Thomson/Getty)

Morre Geordie Walker, guitarrista do Killing Joke, aos 64 anos

“Estamos devastados. Descanse em paz, irmão”, disse a banda em comunicado

Por Luiz Athayde

Baixa irreparável na música. Morreu Kevin “Geordie” Walker, guitarrista do lendário Killing Joke, aos 64 anos.

A notícia veio como uma bomba pelas redes sociais da banda, que confirmou a morte do músico neste domingo (26), após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

“É com extrema tristeza que confirmamos que, às 6h30 do dia 26 de novembro de 2023, em Praga, o lendário guitarrista do Killing Joke, Kevin ‘Geordie’ Walker, faleceu após sofrer um derrame, ele estava cercado pela família. Estamos devastados. Descanse em paz, irmão”.


Walker foi um dos membros fundadores do Killing Joke após responder a um anúncio do vocalista Jaz Coleman, na Melody Maker. Sua história no grupo se confunde com a gênese do que passou a ser chamado de pós-punk, graças a seu estilo singular de tocar guitarra, que se tornou extremamente influente.

Não à toa, ele já recebeu elogios de nomes como Jimmy Page, do Led Zeppelin, e Kevin Shields, do My Bloody Valentine, que certa vez o descreveu como tendo “uma forma de tocar sem esforço, produzindo um som monstruoso”.

A classe artística imediatamente se manifestou – e continua se manisfestando – com inúmeras postagens pela internet. A exemplo de Aki Nawaz, baterista e fundador do The Southern Death Cult, gente do PIL, amigos, companheiros de bandas e gravadoras.

“É muito triste ouvir isso. Geordie foi inspirador para muitas pessoas em todos os níveis em todo o mundo. Estilo, talento, originalidade, descolado como tudo.
Condolências a todos que o amam, especialmente à tribo e à família do Killing Joke.
Muitas palavras [poderiam ser ditas], mas a mais importante é “obrigado por sua inspiração e que você viaje lindamente””




“Chocado… Lamento muito saber do falecimento prematuro e repentino de um dos meus heróis e influências da guitarra de todos os tempos, o icônico Geordie Walker, do Killing Joke. […] Espero que ele esteja compartilhando um drinque com Paul Vincent Raven lá em cima…  Enviando amor e luz a Paul Ferguson, Martin Glover e Jazz Coleman”.



“Deus abençoe GeordieWalker, meu companheiro de banda no Killing Joke, Murder Inc e Damage Manual – diga a Paul Raven que eu mandei um oi”.


“Uau, que notícia triste. Descanse em paz, Geordie do Killing Joke. Banda lendária, guitarrista épico”.


“Descanse em paz, Geordie Walker”, disse Jah Wobble, ex-baixista da banda Public Image Ltd.

Geordie Walker era natural de Chester-le-Street, no condado de Durham, Inglaterra. Ele estava em Praga, na República Checa.

Deixe um comentário