Causa da morte não foi revelada
Por Luiz Athayde
Morreu a cantora irlandesa Sinéad O’Connor, conhecida pelo hit “Nothing Compares 2 U”, de Prince, aos 56 anos de idade. A informação é do Daily Mail; causa da morte não foi revelada.
A artista se vai após uma longa batalha pela sua saúde mental, e 18 meses depois de seu filho Shane, de 17 anos, cometer suicídio.
Sua última manifestação nas redes sociais foi um desabafo: “Vivendo como um zumbi desde a morte [de Shane]. Ela era o amor da minha vida, a luz da minha alma”.
Nascida em Dublin, em 8 de dezembro de 1966, O’Connor ganhou visibilidade já no seu álbum debut, The Lion And The Cobra (1987). O mesmo foi aclamado pela crítica, e continha músicas dedicadas à mãe recém-falecida.
O estrelato veio com a citada música composta por Prince (1958-2016), que anos mais tarde seria acusado por ela de agressão. Sua trajetória discográfica foi contínua; com o último álbum, I’m Not Bossy, I’m the Boss, lançado em 2014. Embora o single “Trouble of the World” tenha sido de fato, seu último lançamento.
Fora dos palcos Sinéad O’Connor foi ativista pelo direito da mulher e também era conhecida por suas atitudes firmes e opiniões contundentes. Em 1990, ela se recusou a se apresentar caso o hino dos Estados Unidos fosse tocado antes dos shows. O resultado foi críticas por parte da imprensa, bem com de artistas americanos, como Frank Sinatra, ao dizer que iria “chutar a bunda dela” se a encontrasse.
Um dos episódios mais conhecidos ocorreu em 1992, durante uma participação no Saturday Night Live, um dos programas mais conhecidos da TV americana. O’Connor ela rasgou uma foto do Papa João Paulo II, dizendo: “Lute contra o verdadeiro inimigo”.