Sucessor de ‘Afrique Victime’ sai em maio, carimbado pela Matador Records
Por Luiz Athayde
Um dos maiores titãs do Saara, Mdou Moctar, logo menos estará de volta com um novo álbum de estúdio. Se chama Funeral for Justice e sairá via carimbo Matador Records no dia 3 de maio de 2024.
Como se espera nos anúncios discográficos, a banda liderada pelo cantor e compositor Mahamadou Souleymane liberou a faixa-título como single e videoclipe, filmado pela Anima Works.
Assista:
Juntamente com Mahamadou, o grupo é configurado com o guitarrista rítmico Ahmoudou Madassane, o baterista Souleymane Ibrahim e o baixista e produtor Mikey Coltun.
Este será o sétimo disco dos nigerenses, também sucessor direto do fantástico Afrique Victime que, aliás, figurou As 10 Melhores Escavações Sonoras de 2021, do Class of Sounds.
No que diz respeito à temática, o grupo não poderia ser mais fiel aos seus ideais. O vocalista explica:
“Esse álbum é realmente diferente para mim. Agora os problemas de violência terrorista são mais sérios na África. Quando os EUA e a Europa vieram para cá, disseram que iriam nos ajudar, mas o que vemos é realmente diferente. Eles nunca nos ajudam a encontrar uma solução.”
O produtor e baixista Mikey Coltun endossou as palavras do companheiro de banda: “Mdou Moctar tem sido uma banda fortemente anti-colonial desde que eu faço parte dela. A França entrou, ferrou o país e depois disse ‘vocês são livres’. E não são.”
Em 26 de julho do ano passado, o país sofreu um golpe de estado, derrubando o presidente Mohamed Bazoum. Os militares nomearam o general Abdourahamane Tchiani como o novo líder
No momento do golpe, o grupo se encontrava em turnê pela América do Norte e, devido à instabilidade política no país e internamente financeira, eles se viram impossibilitados de voltar para casa. Com isso, a saída temporária foi criar um financiamento coletivo no GoFundMe para viabilizar seu retorno ao Níger.
“Os custos associados à busca de moradia de emergência e despesas de subsistência para a banda enquanto estiverem presos aqui nos EUA são consideráveis e indefinidos, pois não há prazo para o retorno da paz à região. Como a atividade de turnê da banda sustenta regularmente suas famílias no Níger, essa estadia prolongada nos EUA, infelizmente, desviará essa renda de seus dependentes.”
De todo modo, hoje, as atividades seguem da melhor forma possível. Além do álbum, agendado para sair em CD e as edições em vinil (pré-venda aqui), o Mdou Moctar está com a agenda cheia até setembro, quando se encerra o giro norte-americano/europeu/britânico.
Músicas de Funeral for Justice:
01 Funeral for Justice
02 Imouhar
03 Takoba
04 Sousoume Tamacheq
05 Imajighen
06 Tchinta
07 Djallo #1
08 Oh France
09 Modern Slaves