Música antecede o novo álbum da banda grega, ‘Pro Xristou’
Por Luiz Athayde
Canções envolvendo pai e filho sempre são tocantes. Porém, de alguma forma, esse tema acabou casando melhor com a esfera mais extrema da música metálica, o black metal. Em especial, “Like Father, Like Son”, novo single da banda grega Rotting Christ.
Seu teor é épico e extremamente melódico como o período sonoro compreendido na segunda metade da década de 90. No entanto, o autor, Sakis Tolis (voz e guitarra), cuidou para que a música soasse surpreendentemente atual.
É o fundo perfeito para uma letra calcada em amor e vontade, amplificados pelo sentimento de perda.
“Echoes strike my head, whispers torment my ears / Father, you may gone, your voice is still here / So near […] Pride and honor, passion, love and faith / Belief to your own spirit, this is your father’s saying / Spread your wings and fly, meet the edge of your dream / Stay true and fight, this is your father’s wish”
“Os ecos batem em minha cabeça, os sussurros atormentam meus ouvidos / Pai, você pode ter partido, mas sua voz ainda está aqui / Tão perto […] Orgulho e honra, paixão, amor e fé / Acredite em seu próprio espírito, esse é o ditado de seu pai / abra suas asas e voe, encontre o limite de seu sonho / Permaneça fiel e lute, esse é o desejo de seu pai”
A fim de ilustrar a faixa, o fotógrafo finlandês (e ex-baterista do Sentenced) Vesa Ranta e a Kaira Films assinaram o clipe filmado na costa sul da Islândia. Lá, o pai guerreiro prepara seu filho para lutas que se seguirão, que também se traduz como uma metáfora para as batalhas da vida.
Assista a seguir.
“Like Father…” figura a faixa 3 de 12, do próximo álbum de estúdio dos gregos, Pro Xristou, ou, “Antes de Cristo”. Será o primeiro registro após Heretics (2019), e trará um conceito similar.
“Este álbum foi inspirado no poder da antiga sabedoria pagã. É uma homenagem àqueles que resistiram à chegada do cristianismo, que destruiu todos os valores, tradições e conhecimentos do mundo antigo”, disse Sakis em comunicado.
Como há bons anos, a produção é assinada por Sakis Tolis. Os trabalhos de engenharia sonora, mixagem e masterização ficaram a cargo, respectivamente, de Fotis Benardo e Aggelos Karatzas (no Deva Sounds Studiosn em Atenas, Grécia); Jens Bogren (no Fascination Street, em Örebro, Suécia); e Tony Lindgren.
O álbum sairá sob chancela do carimbo Season of Mist no dia 24 de maio de 2024. A pré-venda já se encontra disponível em edições especiais nos formatos CD e vinil. Além do digital. Acesse aqui.
Abaixo, mais detalhes, incluindo a capa e a lista completa de músicas. A arte se chama Destruição, 1836 e integra uma série de pinturas de Thomas Cole (1801-1848), intitulada O Curso do Império.
01. Pro Xristoy (1:29)
02. The Apostate (5:01)
03. Like Father, Like Son (4:35)
04. The Sixth Day (3:56)
05. La Lettera Del Diavolo (4:01)
06. The Farewell (6:15)
07. Pix Lax Dax (4:33)
08. Pretty World, Pretty Dies (4:51)
09. Yggdrasil (5:04)
10. Saoirse (6:17)
11. Primal Resurrection (bonus track) (5:32)
12. All For One (bonus track) (3:37)
Ainda:
+ Rotting Christ começou a contagem regressiva para seu novo giro latino-americano, incluindo uma extensa passagem pelo México; mais Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia e Brasil. Por aqui, a falange grega toca em São Paulo (Carioca Club, 29/02), Brasília (Toinha Brasil Show, 02/03) e Belo Horizonte (Mister Rock, 03/03).
Pingback: Rotting Christ – Pro Xristou - Class of Sounds