Primeiro prato do artista americano veio “temperado” com PJ Harvey, Nick Cave e outros
Por Luiz Athayde
O artista americano, Leon Frear, soltou seu álbum de estreia, Wild Rice, nas plataformas digitais e em uma edição limitada em vinil. Embora rotule sua música como “Vocabulary Rock”, suas referências são para lá de familiares: aquele rock alternativo feito nos anos 90, sobretudo de nomes como PJ Harvey.
É claro que não se trata somente disso. Entre o seu ‘arroz selvagem’ (wild rice) de 10 faixas, há espaço para todos os tipos de influência. A exemplo de Leonard Cohen, Nick Cave e Shudder to Think.
Cria de Chicago em Illinois, Frear revela que o registro é uma consequência se suas crises de fobia social, desgosto e tristeza, já que a intenção inicial era montar uma banda e seguir o modus operandi de qualquer músico, ou seja, gravar um álbum e cair na estrada.
Todo o processo de composição, gravação e produção ocorreu em seu próprio quarto. Em relação aos temas, o músico diz que “as canções são sobre Chicago, Illinois, Athens [na], Georgia, Cincinnati [no Estado de], Ohio e todas as pessoas que eu amava e deixei entre todos esses lugares.”
Em suma é um trabalho nos melhores moldes “faça você mesmo”, mas feito com um cuidado exemplar e condizente com o cardápio do indie rock. Ouça Wild Rice na íntegra a seguir: