Laibach faz “apelo a todos os cidadãos”, assista

Apresentação gravada em 2018 se mostra para lá de profética

Por Luiz Athayde

O coletivo pós-industrial, Laibach reapareceu com um novo vídeo ao vivo. “Appeal to All Citizens” foi apresentada juntamente com a Orquestra Filarmônica de Lviv e o Coral Gloria, nos palcos do Kody Festival, em Lublin, Polônia e no Ljubljana Festival, em Križanke, Liubliana, capital da Eslovênia, em 12 de maio e 9 de setembro respectivamente.

A mesma foi inspirada na “Sinfonia Sacra (Symphony No. 3)” do maestro, pianista e compositor polonês, Andrzej Panufnik, com reinterpretação – arranjos e recomposição – assinada por Luka Jamnik.

O projeto foi uma encomenda do Instituto Adam Mickiewicz, como parte do programa cultural internacional, Polska 100 que acompanha as celebrações dos 100 anos da independência da Polônia. Não à toa a letra é uma mensagem de esperança ao povo polonês, embora o grupo tenha alinhado a vigente pandemia do Covid-19.

Assista:

O último registro sônico da banda regida pelo vocalista Milan Fras foi o álbum, The Sound of Music; fruto da experiência do grupo na Coreia do Norte, em 2015 ao se tornar a primeira banda ocidental a se apresentar naquele país, que ainda se encontra sob regime ditatorial comunista.

Deixe uma resposta