Registro abrange sua carreira solo, incluindo demos, faixas inéditas e um cover do Depeche Mode
Por Luiz Athayde
No dia 3 de novembro sai via BMG Spirit Power: The Best Of Johnny Marr. Antes, porém, Johnny Marr compartilhou videoclipe para uma das duas faixas inéditas do registro, “Somewhere”.
É isso mesmo. Não se trata de uma coletânea tradicional, mas um panorama da carreira do ex-guitarrista dos Smiths no âmbito solo. Nela, o ouvinte irá encontrar faixas dos álbuns The Messenger (2013), Playland (2014), Call The Comet (2018) e Fever Dreams Pts 1-4 (2022).
O disco também inclui singles não lançados, como “Armatopia”, “The Priest” (com Maxine Peake) e uma versão para “I Feel You”, do Depeche Mode. Esta saiu exclusivamente na edição de 2015 do Record Store Day.
A outra música nova em folha presente do play é “The Answer”, co-produzida por James Doviak. Sobre a que ganhou clipe, o artista britânico contou (via NME):
“Toquei em muitos estádios ao longo dos anos e, em termos de composição, não há onde se esconder. Para que uma música funcione, ela tem que ser um hit. Sei que não é nada legal pensar nesses termos, mas cresci em uma casa onde meus pais ouviam Motown, onde você não conseguia lançar uma música se ela não fosse cheia de ganchos.”
Marr compôs “Somewhere” em 2022, durante sua turnê com o The Killers e Blondie. Levando em consideração o tempo de carreira solo, pode-se dizer que a mesma mostra Johnny Marr no seu modo clássico: melodioso, cativante, pra frente. Bom, mas, quando ele não foi?
Aliás, se há alguma dúvida que mesmo músicos consagrados não encontram dificuldades na hora de compor, Marr deixa isso cair por terra: “É uma conversa que tenho de vez em quando com Chris Lowe [do Pet Shop Boys], sobre como é mais difícil escrever músicas que você queira ouvir durante o dia”
Ele acrescenta: “É mais fácil fazer algo que seja visto como legal se for um pouco temperamental. Mas, para mim, a missão desses discos era criar músicas que pudessem ser ouvidas no caminho para a escola, para a academia, na volta do trabalho – sabe, da mesma forma que você fazia com, digamos, Blondie.”
Confira:
Para acessar a pré-venda de Spirit Power: The Best Of Johnny Marr, clique aqui. A seguir, mais detalhes incluindo capa e lista completa de músicas:
DISCO 1:
01 Armatopia
02 New Town Velocity
03 Easy Money
04 Spirit Power & Soul
05 Hi Hello
06 Somewhere
07 The Messenger
08 European Me
09 I Feel You
10 The Answer
11 Dynamo
12 Spiral Cities
13 The Priest
DISCO 2:
01 Night and Day’
02 Sensory Street
03 Walk Into The Sea
04 Upstarts
05 Candidate
06 Tenement Time
07 Hi Hello’ (Demo) [Edição Deluxe]
08 Somewhere’ (Demo) [Edição Deluxe]
09 The Answer’ (Crazy F Version) [Edição Deluxe]
10 The Messenger’ (Demo) [Edição Deluxe]
11 Speak out Reach Out’ (Crazy F Version) [Edição Deluxe]