‘Tree’ sai no fim de setembro via carimbo Real World Records
Por Luiz Athayde
O compositor, arranjador e multi-instrumentista neozelandês John Metcalfe anunciou recentemente seu primeiro álbum solo em cinco anos. Tree é o título do registro agendado para sair do forno no dia 22 de setembro sob chancela da Real World Records nos formatos vinil, CD e no obrigatório digital.
Em comunicado, o músico revela que o disco faz “o ouvinte mergulhar em vinte e quatro horas da vida das criações majestosas da natureza”. Parte do resultado está presente no primeiro single, “Xylem”.
A faixa recebeu esse nome em homenagem ao tecido vascular das plantas que conduz a água, dissolve os nutrientes e ajuda a formar os caules. “É o que dá força a uma árvore”, acrescenta John.
Há longos anos John Metcalfe integra o Duke Quartet. Mas, na esfera alternativa, seu nome é associado a uma breve passagem pelo ato experimental rock da cena de Manchester, Inglaterra, The Durutti Column. Seu período na banda durou de 1985 a 1987, registrando os álbuns Circuses and Bread e The Guitar and Other Machines.
Mas é nos bastidores que sua carreira decolou. John já assinou arranjos de orquestra para nomes como Simple Minds, Blur, Bat For Lashes e Peter Gabriel. Seu último álbum solo, Absence, saiu em 2018 pela Neue Meister.
Para acessar a pré-venda de Tree clique neste link. Assista ao clipe a seguir: