You are currently viewing <strong>John Foxx anuncia disco solo voltado para o piano; “The Arcades Project”</strong>
Foto: Divulgação

John Foxx anuncia disco solo voltado para o piano; “The Arcades Project”

Lenda britânica da música eletrônica edita seu novo trabalho no fim de março

Por Luiz Athayde

O artista eletrônico inglês John Foxx anunciou The Arcades Project, um voo solo inteiramente voltado para o piano. Se trata de um registro inspirado na sua série de contos The Quiet Man, publicado pela Essential Works em 2020. Ainda assim, o mesmo virá acompanhado de um ensaio assinado por Walter Benjamin, a fim de “fornecer um pouco de inspiração, assim como o título do novo disco”.

Musicalmente Foxx promete uma espécie de “trilha atmosférica a meia luz”, tendo em vista a referência literária. The Arcades Project (título no Brasil: “Passagens”) como ensaio, expõe o esforço de Benjamin de representar e criticar a experiência burguesa da história do Século 19, Foxx, por sua vez, “com o piano e a ajuda de alguns eletrônicos antigos, se propôs a criar “fragmentos imediatos”, muitas vezes imperfeitos, gestuais de música e atmosfera que poderiam aludir a alguma experiência momentânea.”

Continuando, ainda por suas palavras, “um encontro casual, um vislumbre de um jardim, uma coincidência, uma vida atrás de uma janela revelada ao crepúsculo, alguém indistinto. E tudo isso vem do caminhar.”

Notável influência na sua vida em geral, Foxx explica como encontrou o livro pela primeira vez: “Quando eu estava na escola de arte, em meados dos anos 60, uma série de livros obscuros foram discutidos e cópias com orelhas frequentemente circulavam. Entre estes, ‘The Arcades Project’, de Walter Benjamin, foi especialmente tentador.”

O músico inglês também comenta que a obra “era frequentemente mencionada, mas sua existência não parecia mais do que um boato. Naqueles dias antes da Internet, nunca se conseguia encontrar uma cópia. É claro, toda essa indefinição e mistério emprestava ao livro um status lendário.”

Ele continua: “O livro em si é uma espécie de passeio por novas idéias emergentes da vida da cidade de Paris no século 19 e início do século 20. Ele também estava preocupado com o que o poeta francês Baudelaire havia chamado de flaneurismo. O flâneur gosta de andar ao acaso, à deriva com as marés nas ruas, tendo grande prazer num estado de coincidência de sonho – estar aberto a todos os acontecimentos diários desdobráveis de uma grande cidade moderna”.

John Foxx é um nome que dispensa apresentações. Ainda que conhecido na esfera new wave/eletrônica por seu curto período como vocalista do Ultravox, ele também é fotógrafo, designer gráfico, professor, palestrante e (como mencionado acima) escritor.

Sua discografia é fruto de atividades ininterruptas desde 1980, quando lançou o clássico Metamatic. E mesmo a meses de completar 76 anos, ele mostra que está longe e parar. Seu trabalho mais recente, The Marvellous Notebook, saiu em 2022. E em 2020 ele editou o álbum Howl, como John Foxx & The Maths.

The Arcades Project traz a longeva parceria com Harold Budd e Ruben Garcia, aqui no formato CD, com data de lançamento para o dia 31 de março. Pré-venda disponível neste link. A seguir, mais detalhes incluindo a arte da capa, bem como a lista completa de músicas.

1 A Formal Arrangement
2 Floral Arithmetic
3 Daylight Ghost
4 In All Your Glory
5 Last Golden Light
6 Momentary Paris
7 Forgotten In Manhattan
8 The Sea Inside
9 Lovers And Strangers
10 Starlit Summer Night
11 Coincidentalism
12 This Evening

Deixe um comentário