Apresentação aconteceu no O2 Institute em Birmingham, Inglaterra, nesta quarta-feira, 14 de novembro
Por Luiz Athayde
Os fãs do universo Cult que estiveram na noite de ontem (quarta-feira, 14 de novembro), no O2 Institute em Birmingham, Inglaterra, tiveram a oportunidade de presenciar um evento histórico.
A turnê de reunião do Death Cult rendeu a volta do baixista original Jamie Stewart, ao menos para uma apresentação.
Stewart subiu ao palco para performar, juntamente com os membros fundadores Ian Astbury e Billy Duffy, o fantástico off single do The Cult, “Resurrection Joe” (predileta da casa), e “Horse Nation”, que integra o autointitulado EP do DC de 1983, assim como o debut de 1984, Dreamtime (já como Cult).
Em postagem nas suas redes sociais, o guitarrista Billy Duffy escreveu empolgado:
“Foi ótimo conversar com o Jamie ontem e tê-lo como convidado em algumas músicas do nosso show Death Cult 8323 em Birmingham. Já se passaram 10 anos desde a última vez que tocamos juntos… espero que não demore tanto na próxima.”
Também esperamos que não demore. A última aparição de Jamie junto com os caras foi em outubro de 2013, no Roadhouse, em Londres. Na ocasião, a banda tocou “Love Removal Machine”. Curiosamente, ele atuou como guitarrista.
Vídeo assinado por Andy Cruse. Assista a seguir:
Do line-up inicial, faltou somente o baterista Ray Mondo. Suas credenciais incluem as bandas Gambit of Shame, Ritual (esta, com Jamie Stewart) e Sex Gang Children. Após sua demissão do Death Cult em 1983, ele foi deportado para Serra Leoa, seu país natal, e nunca mais houve notícias suas – musicais ou pessoais.
O baixista, por sua vez, mergulhou na carreira de produtor após sua saída do Cult em 1990. Foi também nesse período que ele se juntou a Adrian Smith, do Iron Maiden, para formar a banda The Untouchables, que logo na sequência se tornou Psycho Motel.
No entanto, anos adiante ele se retirou da indústria musical trabalhando como design gráfico e tecnologia em geral. Aliás, desenho sempre foi uma constante: o logotipo original do Death Cult é de sua autoria.