Álbum de estreia da banda britânica sai em setembro pela Candlelight Records
Por Luiz Athayde
O cantor inglês Aaron Stainthorpe, voz da banda de doom metal My Dying Bride, surgiu com uma nova banda: High Parasite.
Embora os holofotes estejam naturalmente mirados em sua direção, o grupo, que faz questão de dizer que tocam ‘death pop’, tem gênese nas ideias do baixista, vocalista e compositor Tombs. O line-up ainda se configura com os guitarristas Sam Hill e Jonny Hunter; e o baterista Dan Brown.
Sua alcunha provém de um conceito tão simples quanto sua sonoridade. Trata-se de um reconhecimento da humanidade como parasita-chefe. De fato, basta olhar para a história e visualizar nossa relação com a Terra, por exemplo.
E a trilha sonora do nosso aguardado fim também já tem título: Forever We Burn. A produção leva a assinatura de ninguém menos que Gregor Mackintosh, do Paradise Lost, que também contribuiu com programações e linhas de guitarra.
Não é de se estranhar uma conexão com seu companheiro de cena. No entanto, diferente do Host – duo eletrônico formado por Greg e o vocalista Nick Holmes, também do Paradise Lost –, o lance foi feito para durar. Aaron comenta a seguir.
“Este não é um projeto paralelo. É uma nova banda de turnês e gravações e, com ‘Forever We Burn’, nosso primeiro álbum de estúdio, estamos demonstrando nosso amor por tudo que é gótico e grandioso, além de uma crença coletiva de que a música sombria não precisa ficar confinada na escuridão. É uma grande parte da consciência e da cultura global, e nossos planos para o futuro são os mais amplos possíveis.”
Stainthorpe aproveita para explicar, sem mencionar datas, a etiqueta por trás do som.
“A banda tem estado à espreita nas sombras, desenvolvendo-se, crescendo e evoluindo, e agora está pronta para revelar sua própria marca de escuridão para o mundo. Patinando nas linhas entre o metal, o rock gótico e o synth pop sombrio, o HIGH PARASITE está aqui, e [é como] o death pop nasceu!”
Aliás, a parte pop já aparece nos primeiros segundos do single de estreia, “Let it Fail”. Aquela velha tática quase infalível de começar a música pelo refrão – neste caso, para lá de grudento.
Os créditos do videoclipe são de Shaun Hodson via Loki Films; conhecido por trabalhos na série Vikings e também por dirigir clipes de nomes como Ihsahn, Leprous e Sleep Token.
Forever We Burn virá chancelado pela Candlelight Records em 27 de setembro nos formatos/edições: CD, vinil branco e vinil vermelho. Pré-venda disponível neste link.
Na estrada, o High Parasite tem giro agendado pelo Reino Unido como banda de apoio do Cradle of Filth nos meses de outubro e novembro.
Confira mais detalhes a seguir, incluindo a arte da capa, por Aaron Stainthorpe, e lista completa de músicas. Logo: Tombs.
01. Forever We Burn
02. My Syndrome
03. Grave Intentions
04. Wasn’t Human
05. Concentric Nightmares
06. Hate Springs Eternal
07. Parasite
08. Let It Fail
09. Widowmaker
10. We Break We Die
Pingback: High Parasite de Aaron Stainthorpe (My Dying Bride) lança “Wasn’t Human”, último single antes do debut - Class of Sounds