Single isolado e inédito chega subsequente ao recente álbum ‘Lokun sem vard ad byrjun’
Por Luiz Athayde
O baixista e compositor islandês de jazz, Freysteinn Gíslason, não poderia ter escolhido um lugar melhor para apresentar um de seus singles mais novos no formato ao vivo.
Configurado como um quarteto, Helgi R. Heiðarsson (sax tenor) Hrafnkell Gauti Sigurðarson (guitarra), Óskar Kjartansson (bateria) e claro, Freysteinn, deram vida a “Bylur” (“Tempestade” em português) na bela congregação luterana livre de Fríkirkjan in Hafnafjörðu; dona de uma acústica invejável, diga-se.
A faixa se mostra um degelo entre o modern e o experimental jazz. Embora as influências de Gíslason também incluam outras variantes do universo jazzístico, bem como esferas alternativas a exemplo de post-rock e música progressiva.
O lançamento do islandês é isolado, mas dois trabalhos já se encontram disponíveis na praça em 2022: o álbum de estreia Lokun sem vard ad byrjun, e o mais novo single “Brotsjór”.
Isso sem mencionar o disco cheio Í Allar áttir en samt bara eina, gravado na mesma igreja, mas ainda sem data de estreia.
Quem assina mixagem e a edição do vídeo é Kjartan Baldursson. Assista abaixo:
Mais Freysteinn pode ser acessado nos respectivos links: