Ato de Portland, nos EUA, volta quase 1 ano depois de editar a faixa “Start Below”
Por Luiz Athayde
O ato gothic rock/new wave Princess Ugly apresentou sua primeira música inédita em quase 1 ano. Ou, depois desde o single “Start Below”, do último mês de junho. “An Individual Soul” chega como mais um petardo dark na discografia da dupla formada em Portland, nos Estados Unidos e, diga-se de passagem, em um dos seus momentos mais envolventes.
A faixa discorre de forma subliminar por nomes como Depeche Mode, Nine Inch Nails e Fields Of The Nephilim, mas por um caminho próprio, assinado pelo núcleo criativo J. Christopher-Rome e Christopher Moncrieffe. Neste caso, os backing vocals são de Cat Powell-Hoffmann, que também aparece no videoclipe adiante.
Rome comenta a composição: “O título de trabalho arbitrário desta canção em sua forma instrumental inicial era “Surrounded” e eu extraí dessa palavra o que liricamente parece refletir uma mistura de paranóias, alienígenas, criptídeos, crises internas e a ilusão de individualidade em uma sociedade excessivamente estimulada mas dessensibilizada.”
Moncrieffe acrescenta divagando: “Saindo da semiconsciência, derramei um punhado de ingredientes ativos em um caldeirão, preparando um elixir sônico que regou a muda, derramando vida em um novo ramo evolutivo do som da Princess Ugly, evocando timbres e visões rabugentas, abatendo as síncopes de fogo e dançando nesta peça energética e, ao mesmo tempo, letárgica.”
A princesa feia da gélida e prolífera cidade do Estado americano de Oregon enfatiza suas influências de pós-punk, rock gótico e sobretudo shoegaze em sua bio. A ignição foi dada em 2006 com o single “Lock You Into Me”. E de lá para cá, os lançamentos se tornaram esporádicos, mas igualmente inspiradores, já que a cada música inédita, uma nova sensação causada em função dos díspares flertes sonoros. Embora de longe, eles se saiam melhor quando seguem pelas sombras.
Assista ao clipe a seguir:
Mais Princess Ugly pode ser conferido nos links: