Os experimentos do álbum anterior foram apenas um ensaio para mais uma bateria de hits
Por Luiz Athayde
Neste exato dia, em 1984, o Depeche Mode lançava seu quarto álbum de estúdio, e o segundo com a formação clássica, que iria durar ainda uns bons anos – e discos.
Some Great Reward teve gravação dividida entre os estúdios Music Work em Londres e Hansa Mischraum em Berlim. Já a produção ficou na tríade Daniel Miller, Depeche Mode e Gareth Jones. No entanto, o integrante que mais pegou no batente foi Alan Wilder, enquanto o restante do grupo refrescava a cabeça nos dias de folga.
Se os experimentos que geraram Construction Time Again (1983) pareciam um mero esboço, no álbum seguinte a coisa tomou forma; cortesia do fechamento de Martin Gore (a essa altura morando em Berlim) com a rapaziada do Einstürzende Neubauten. Inclusive no que diz respeito a algumas temáticas, a influência da capital alemã no líder do grupo foi crucial.
Prova disso foi o single “Master and Servant” (lançado em 20 de agosto daquele ano), uma clara alusão ao sadomasoquismo em meio a sons industriais. Outro single que se antecipou foi “People Are People”. Lançado em 12 de março, o tema abordado foi o preconceito racial. Após o lançamento do álbum, soltaram, no dia 29 de outubro, “Blasphemours Rumours / Somebody”.
A recepção do álbum foi muito boa apesar de alguns críticos ainda torcerem o nariz para a banda, os reduzindo a status de “boy band”. Se saíram muito bem na Alemanha (considerada uma segunda casa pelo grupo) ganhando disco de ouro, e levando prata em casa (Reino Unido). Mas foi nos Estados Unidos onde o synthpop de dotes industriais rendeu: 1 milhão de cópias vendidas. Disco de platina.
Nomes trandicionais do jornalismo musical como Sounds e Melody Maker enfatizaram a evolução vocal de Dave Gahan, nitidamente mais madura. No âmbito das distribuições, Some Great Reward teve lançamento mundial via óbvio carimbo Mute Records de Daniel Miller, sendo que no Brasil chegou em LP em 1985 pela Fermata e em CD e cassete somente em 1991 pela Sire/Mute. Houve também uma reprensagem em vinil em 1991 pelas mesmas gravadoras em CD via extinta Paradoxx Music.
Em 2006, seguindo a série de relançamentos remasterizados, Some Great Reward veio em CD + DVD contendo o documentário do álbum, faixas ao vivo de show em Basel, Suíça em 1984 e os b-sides de singles “In Your Memory” (mais uma rara composição de Wilder), “(Set Me Free) Remotivate Me” e um remix de “Somebody”.
Ainda:
+ Embora se considerasse mais produtor que compositor, Alan Wilder assina a faixa ‘If You Want’.
+ Tido por muitos fãs como a primeira obra prima do Depeche Mode, Some Great Reward também marcou a era de transição do grupo para uma atmosfera mais dark.
+ A edição remasterizada do álbum também saiu em vinil em 2007.
Massa, estava justamente ouvindo o álbum aqui.
Bela resenha.