Você está visualizando atualmente Depeche Mode: neste dia, em 1983, “Construction Time Again” era lançado

Depeche Mode: neste dia, em 1983, “Construction Time Again” era lançado

Era o começo dos experimentos e da pegada política do grupo de Essex

Por Luiz Athayde

Construction Time Again aniversariando hoje. Em 1983, Depeche Mode lançava seu terceiro álbum, e o primeiro contando com uma formação fixa.

Após a saída do líder e fundador Vince Clarke, o trio remanescente de Essex, Inglaterra, teve a dura missão de fazer um álbum que segurasse a onda da banda perante público e crítica. Foi quando lançaram o sintomático A Broken Frame em 1982.

Nesse ínterim, e já com o multi-instrumentista Alan Wilder de carteira assinada, soltam o single Get The Balance Right. Este contando com a primeira e uma de suas poucas composições durante seu período no grupo.

Depeche Mode na Alemanha em 1983 (Foto: Fryderyk Gabowicz)

Com os ânimos mais estabilizados, soltam no mesmo ano Construction Time Again. As gravações foram realizadas no Garden Studios, de John Foxx, e teve novamente a assinatura do todo poderoso da Mute Records, Daniel Miller.

No entanto, seria uma banda em especial que teria uma importante influência na sonoridade do Depeche Mode por pelo menos mais dois álbuns: Einstürzende Neubauten. Após assistir a um show deles, Martin Gore teve a ideia de experimentar sons, compondo assim o esqueleto para o vindouro álbum.

Entre sons de trilhos, britadeiras, massas de cimento e outros samples autorais, o disco foi construindo envolto a experimentos e melodias. Como resultado, um registro pop, mas diferente do que andava rolando na época.

Outro ponto importante foi a brusca mudança na parte lírica, agora mais voltada para temas políticos. Corterisa da influência direta das viagens de Martin ao redor do mundo, em especial à Tailândia, onde viu pela primeira vez condições reais de pobreza.

A arte é de autoria do fotógrafo britânico Brian Griffin. Vale frisar que ele e a equipe realmente subiram até os alpes para fazer a foto, ao contrário das lendas sobre ser uma mera montagem.

“Levamos a marreta para a Suíça de Rotherhithe, Londres. O modelo era um ex-fuzileiro naval irmão do meu assistente na época, Stuart Graehame”, revelou.

Uma das fotografias inéditas do conceito “Propaganda e Realismo Social”. (Foto: Brian Griffin)

O novo conceito da banda estava estampado de tal forma, que o grupo sofreu acusações por parte da imprensa, os chamando de “roqueiros comunistas”.

Capa do single Everything Counts

Somente dois singles saíram dali: o mega hit “Everything Counts”, no dia 11 de  julho; e “Love, in Itself ”, em 19 de setembro.

Alan Wilder não se considerava um compositor nato, porém, assinou duas faixas: “Two Minute Warning” e “The Landscape is Changing”. Ainda assim, sua presença foi decisiva na produção do álbum, revelando seu tino para as atividades em estúdio.

Nas paradas: 6º no Reino Unido, 7º na Alemanha, 12º na Suécia e 16º na França, citando as melhores posições. Além de disco de ouro na Alemanha e no Reino Unido.

Na Construction Time Tour, Dave Gahan se mostrou cada vez mais confiante nos palcos, tendo uma gradativa mudança em sua performance, enquanto que Andrew Fletcher mantinha sua empolgação característica nas apresentações ao vivo.

Ainda:

+ Em 2007, a discografia foi relançada contando com CD remasterizado e faixas dos singles do disco como bônus, e DVD com um documentário sobre o próprio álbum.

+ No Brasil, ‘Construction Time Again’ só saiu em 1991 via Mute Records.

Deixe um comentário