Criterion Collection anuncia caprichado box set da filmografia de Agnès Varda
Foto: Micheline Pelletier/Gamma-Rapho via Getty Images

Criterion Collection anuncia caprichado box set da filmografia de Agnès Varda

Registros audiovisuais da lendária diretora francesa estarão divididos em 15 discos de Blu-ray

Por Luiz Athayde

A diretora francesa Agnès Varda terá sua filmografia chancelada pela Criterion Collection. Será uma antologia em 15 discos no formato Blu-ray, contendo longas, curtas, entrevistas, vídeos de bastidores, aparições em programas de TV e até trabalhos não finalizados; além de um livro de 200 páginas sobre a vida e a obra de Varda, assinados por Amy Taubin, Michael Koresky, Ginette Vincendeau, So Mayer, Alexandra Hidalgo e a colaboradora do site Pitchfork, Rebecca Bengal.

Varda faria 92 anos no próximo dia 30 de maio, mas muito antes disso, já havia registrado seu nome na história da sétima arte como uma das figuras míticas do movimento cinematográfico francês Nouvelle Vague, nos anos 1950 e 1960.

Embora contemporânea de outros cineastas icônicos, como François Truffaut e Jean-Luc Godard, a também fotógrafa, roteirista, editora (e por vezes atriz) natural de Bruxelas, Bélgica, lançava mão de trabalhos focados no realismo documental, sempre sob o prisma do feminismo.

O filme que lhe deu projeção foi Cléo das 5 às 7 (1962), que acompanha uma hora e meia na vida de uma cantora famosa, se misturando com os anônimos da cidade. Foi com essa produção que Varda fez sua primeira participação no Festival de Cannes.

Seu último trabalho foi o documentário Varda por Agnès, de 2019, onde a diretora expõe seus processos de criação e revela sua experiência no mundo do cinema.

A mega caixa está agendada para sair no dia 11 de agosto. Para conferir a lista completa de produções de Agnès Varda e acessar a pré-venda clique aqui.

Please follow and like us:
Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe um comentário