Pioneiros do chamado darkwave também estreavam discograficamente com novo nome
Por Luiz Athayde
Dia 1 de julho é a data oficial do lançamento do álbum de estreia do Clan of Xymox (anteriormente conhecido como Xymox). Ou, o desenvolvimento do que hoje entendemos como darkwave.
Gravado no Palladium Studios em Edimburgo, Escócia, o autointitulado registro contou com produção assinada pelo co-fundador do seminal carimbo 4AD, Ivo Watts-Russell.
O único single extraído do álbum, “A Day” (lado A) / “Stranger” (lado B), teve mixagem feita nos Blackwing Studios por ninguém menos que John Fryer – mega credenciado por trabalhos com bandas como Fad Gadget, Depeche Mode e Cocteau Twins.
Na época, parte da crítica comparou o disco de forma negativa com Joy Division e The Cure, correlacionando com a emergente sonoridade gótica, sendo moldada a “teclados gélidos e latejantes; vocais desajeitados; percussão fria e robótica; guitarras sombrias e etéreas; além dos títulos poucos usuais das músicas.”
Por outro lado, a Melody Maker o descreveu como “um registro nervoso e brilhante”, concluindo: “O alcance e a profundidade deste disco misterioso não excluem hinos arrogantes de eletro dance como ‘Stranger’ e ‘A Day’; o Xymox tão pouco evita o sentimentalismo, como em ‘No Human Can Drown’ “.
A Sounds foi mais generosa, apontando a estreia do neerlandeses como “uma estreia estranha e maravilhosa da primeira contratação da 4AD desde Dead Can Dance. Particularmente, a favorita é ‘A Day’, por sugerir tantos lugares, cores, sentimentos e desesperos que é totalmente inspiradora”.
Vaughan Oliver (12/09/1957 – 29/12/2019), cadeira cativa da 4AD, assinou a arte da capa, reforçando a aura misteriosa do registro.
Dos licenciamentos, edições em LP e cassete no Reino Unido, Estados Unidos, Países Baixos, Itália e Nova Zelândia, via 4AD e Relativity Records. A primeira versão em CD é britânica e foi lançada em 1986.
Já na América do Sul, o debut saiu somente na Argentina via carimbo DG Discos; em cassete e LP. A reedição norte-americana em CD acompanha a faixa “Muscoviet Musquito” e os remixes de “Stranger” e “A Day”.
Em 1985, o Clan of Xymox era: o mentor Ronny Morrings (vocais, teclados), Anka Wolbert (baixo, teclados, vocais) e Pieter Nooten (teclados, vocais).