Faixa foi registrada pelos 4 integrantes originais ainda no período de confinamento
Por Luiz Athayde
A lendária formação gótica/alternativa Bauhaus soltou seu primeiro single inédito em nada menos que 14 anos. Sim: Peter Murphy, Daniel Ash, David J e Kevin Haskins registraram “Drink The New Wine”, uma faixa que volta não uma década, mas a era inicial do grupo.
Em nota, a banda comentou que as gravações ocorreram “no ano passado durante o lockdown com os quatro membros compartilhando arquivos de áudio”, e que “a faixa emprega o dispositivo ‘Exquisite Corpse’ dos surrealistas, pelo qual cada artista adiciona à peça sem ver o que os outros fizeram. O Bauhaus usou essa técnica no passado com grande efeito. O título refere-se ao primeiro desenho Cadavre exquis’ feito por André Breton, Marcel Duchamp, Jacques Prévert e Yves Tanguy, que incluía palavras que, juntas, formavam a frase, ‘Le cadavre exquis boiara le vin nouveau’ (‘O cadáver primoroso beberá o vinho novo.”)”
E acrescentam: “Para a gravação, os quatro músicos tiveram cada um um minuto e oito faixas à sua disposição, mais sessenta segundos compartilhados mais quatro faixas para uma composição no final. Tudo feito sem ouvir o que os outros haviam colocado. O único link comum é uma batida pré-gravada, cortesia de Kevin. A reprodução final veio como uma revelação sincronística.”
Em outras palavras, é o Bauhaus sendo Bauhaus. Será que vem álbum novo aí? De qualquer forma, fora esse aperitivo, a banda se prepara para um pequeno giro pelos Estados Unidos em maio, passando por cidades comom Pasadena, Portland e Seattle; e voltam em setembro para duas datas no Kings Theatre em Nova York: 8 e 9 de setembro.
Ouça o single abaixo.