Francês se prepara para debutar com o álbum ‘Textures’, no segundo semestre de 2023
Por Luiz Athayde
O artista francês Colt Wiseman apresentou sua primeira palinha de seu álbum de estreia, Textures, agendado para o próximo semestre de 2023. Se trata do single “Infiniment Merci”, uma peça relaxante de pouco mais de 3 minutos, onde o smooth jazz faz um encontro fluído com o chillpop.
Nas suas palavras, a faixa “traz uma plenitude repousante para focalizar ou meditação profunda”. E continua: “Minha música me permite viajar na minha cabeça, deixar-me ir no poder do momento de acordo com as escalas.”
Radicado em Nantes, o músico nascido em Poitiers intercala uma grande variedade de influências e referências inconscientes, passando por nomes como Sade e George Benson; cortesia de sua formação jazz guiada pela fusão do pop.
“A música sempre foi uma jornada para mim”, comenta. “Desde minha primeira infância, a música tem sido uma linguagem diferente das palavras, onde eu podia expressar emoções e espalhar uma mensagem.”
Ao revelar sua biografia sônica, o músico parte de casa, ainda nos anos 90: “Comecei em setembro de 1994 ao lado de meu falecido avô saxofonista. No meu passado, pratiquei vários estilos: clássico, variedades, blues e jazz durante os primeiros dez anos.”
E acrescenta dizendo que “no passado, pratiquei vários estilos: clássico, variedades, blues e jazz durante os primeiros dez anos. Depois descobri o violão na escola secundária como um autodidata, começando a reproduzir tablaturas de canções da Goldman & Cabrel. Depois aprendi lentamente a lidar com acordes expressando energias tristes, felizes e depois perturbadoras e exóticas.”
Até o disco sair, poderemos conferir mais 5 singles nas plataformas digitais ao longo dos meses seguintes. Por ora, vale e muito fazer esta pequena grande viagem ao lado mais relaxante da esfera jazzística, através do vídeo a seguir, produzido e dirigido por Colt Wiseman.