“Tento não me apegar emocionalmente às “coisas” à medida que envelheço” disse o músico
Por Luiz Athayde
Quem é vivo, sempre aparece. Nem que seja para fazer um bota-fora. Neste caso, de vinis e CDs.
O lendário músico e produtor inglês Alan Wilder, também conhecido por ter integrado a era de ouro do Depeche Mode, anunciou que irá leiloar sua coleção. Será em um evento chancelado pela loja Beat The Clock Records em Hove, East Sussex, às 11 da manhã do dia 18 de agosto.
Atualmente, Wilder vive na Noruega, e foi lá onde ele fez sua primeira aparição pública em anos. Inclusive revelando algumas memórias, incluindo o primeiro LP que adquiriu. “Acho que foi The Man Who Sold the Word, de David Bowie, por volta de 1973”.
Ele diz (em transcrição por Class of Sounds):
“Oi, eu sou Alan Wilder, ex-membro do conhecido grupo Depeche Mode, e é verdade, eu estou vendendo minha coleção de vinis e CDs, e será em um leilão especial no dia 18 de agosto, às 11hs, na Beat The Clock Records, que é na Palmeira Square em Hove, fica na rua da igreja [a nota da loja diz que na verdade, fica na Church Road] que todo mundo conhece em Hove.
É uma coleção enorme. Meu primeiro disco eu acho que foi The Man Who Sold the World, de David Bowie, por volta de 1973, e passou por toda a minha adolescência até eu me juntar à Mute [Records]… Há uma série de raridades na coleção e tudo mais, enfim, de todos os tipos. Espero que vocês curtam. Então, apareçam e se divirtam!”
Wilder acrescenta em nota dizendo que “é uma mistura eclética de todos os gêneros, com cerca de 4.000 itens, incluindo muitas raridades dos arquivos da Mute Records.”
No entanto, o motivo principal de fazer a alegria dos colecionadores está no desapego e na necessidade de liberar espaço.
“A coleção abrange uma vida inteira de busca em lojas de discos, começando em Notting Hill Gate por volta de 1973. É claro que cada objeto tem um lugar especial no meu coração, mas estou em uma fase em que preciso reduzir a quantidade, por isso tento não me apegar emocionalmente às “coisas” à medida que envelheço – você não pode levá-las com você! E, afinal de contas, a música em si nunca desaparece, ela vive dentro de nós”.
Segundo a loja, “não há itens do Depeche Mode ou do Recoil, pois Alan tem planos para esses itens em uma data posterior, mas sua coleção está repleta de joias muito bem cuidadas.”
Desde que saiu do Depeche Mode em junho de 1995, Alan Wilder se manteve discreto no âmbito pessoal e artístico. De lá para cá foram três álbuns – ‘Unsound Methods’ (1997), ‘Liquid’ (2000) e ‘subHuman’ (2007) –, com relançamentos posteriores, e algumas raríssimas participações.
Como em “Calling The Clock”, single da cantora inglesa de soul Dede, lançada em 2016. Wilder toca piano e co-assina os arranjos. Sem mencionar o show histórico do Depeche Mode em 17 de fevereiro de 2010, no Royal Albert Hall, na capital inglesa, onde Wilder, também no piano, toca “Somebody” ao lado de Martin Gore no vocal.