Registro foi produzido e lançado por via independente nas plataformas digitais
Por Luiz Athayde
O projeto polonês Against Robots fez sua estreia discográfica com Radio NULL. Independência parece ser defendida com tanto tão afinco que as informações chegam a serem escassas.
Todavia, não é de todo um mal. Até porque o que interessa aqui é a música. Dito isso, trata-se de um genuíno produto do faça você mesmo: composições, gravação, produção, mixagem, masterização, tudo feito em seu estúdio caseiro.
Mais importante ainda é o resultado desse trabalho. A audição das nove faixas instrumentais produz sensações distintas, já que trazem um emaranhado de abordagens que passam sobretudo pelo jazz, a música eletrônica e o rock progressivo.
Fusion também serve. Post-rock. Vai depender do grau de sensibilidade para sacar as nuances e viajar em músicas como “Angertown”, na melodiosa e quebrada “None of the Above”, ou na própria faixa-título.
No entanto, isso não significa que outros caminhos não possam ser explorados. A exemplo de “Yes, and”, que faz um contraponto não intencional com o math rock do Battles.
A arte da capa é outro fator chamativo no álbum, por seu aspecto sombrio, mas também melancólico.
Um punhado de atos experimentais já passaram por aqui, mas nem tantos com uma preocupação com melodias como o Against Robots. Facilmente recomendando, até por (ainda) ter sido feito por humanos e não máquinas.
Ouça Radio NULL na íntegra a seguir: