Registro vem calcado no experimentalismo por vias eletrônicas
Por Luiz Athayde
O músico e compositor Marcelo “Pata” Altenfelder acabou de lançar Entradas Para Sair, novo álbum de estúdio de seu projeto Belagio.
Disponível nas plataformas digitais via carimbo Boston Medical Group, o registro apresenta, em menos de 30 minutos, onze faixas instrumentais calcadas no experimentalismo eletrônico.
No entanto, o líder da consolidada banda Holger lançou não de influências que passam pelo post-rock e o ambient pop. Além de demonstrar alguns acenos ao krautrock.
Bom, não se trata de nenhum bicho de sete cabeças se rebobinarmos sua linha do tempo. Pós, rock e outras ambiências já orbitavam o córtex frontal do cérebro do músico – aliás, fora da esfera musical, Pata também é um renomado psiquiatra – quando sua maior companhia era o Four Tet.
As músicas percorrem caminhos diferentes e, consequentemente, trazem sensações distintas. Ou paisagens mentais, já que o mote, independente de rótulos, é criar um ambiente sonoro. Cortesia do uso de instrumentos analógicos antigos, por vezes também resultando em pequenas trilhas sonhoras.
Uma dessas é “Caldo É Pra Tomar”, selecionada para impulsionar o disco. Inclusive não foi à toa: por mais experimental que a música eletrônica possa soar, ela ainda poderá se encaixar nas camadas mais populares.
Ouça a seguir:
Acompanhando o lançamento do álbum, Belagio agendou uma série de apresentações, sendo que o debute será no festival Não Existe do núcleo brasileiro (festa, selo, coletivo de DJs) Gop Tun, que acontece no próximo dia 30 de setembro em São Paulo.
Trabalhos prévios da empreitada de Pata no âmbito solo ainda inclui o disco Nuvem 9, e os singles: “Rhumba” (2022), “Mundo À Revelia” (2021), “Recursos de Abelha” (2020) e “Roleta Russa” (2020).
Ouça Entradas Para Sair na íntegra no Spotify.