Evento acontece em setembro, no Festival Internacional de Cinema de Toronto, e será moderado pelo cineasta Spike Lee
Por Luiz Athayde
Ok, não se trata de uma turnê ou algo do tipo. Mas, ainda assim, será histórico: a lendária banda Talking Heads se reunirá em 11 de setembro no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, para celebrar os 40 anos do filme-concerto Stop Making Sense.
Haverá uma exibição simultânea do icônico filme (que teve sua cópia restaurada) nos cinemas IMAX selecionados ao redor do mundo. O evento terá o cineasta Spike Lee como moderador em uma sessão de perguntas e respostas para, obviamente, David Byrne, Christ Frantz, Tina Weymouth e Jerry Harrison na sequência.
Será o primeiro encontro do pilar da new wave/art pop desde o Rock & Roll Hall of Fame de 2002. No entanto, o fim da banda ocorreu há 32 anos.
Em entrevista para a SPIN no ano de 2009, com Stop Making Sense completando 25 anos, Chris Frantz jogava as esperanças de escanteio:
“O resto da banda adoraria fazer algo, mas nosso vocalista não vê dessa forma. Ele prefere tocar ‘Burning Down the House’ com uma banda cover dos Talking Heads enquanto veste um tutu [roupa de bailarina] e depois nos diz que sair [em turnê] faria de nós uma paródia de nós mesmos.”
Porém, ele acrescentou que dentro da banda “nunca teve grandes brigas” que os impedissem de se reunir.
A estreia mundial para o novo filme está agendada para 22 de setembro. Já sua trilha sonora ganha uma edição deluxe com lançamento já na próxima sexta-feira (18) via carimbo Rhino Records.
Stop Making Sense teve direção assinada por Jonathan Demme e está entre os filmes de show mais célebres de todos os tempos. Ele capta o Talking Heads em seu auge no Pantages Theater de Los Angeles, em dezembro de 1983. O mesmo foi adicionado à Biblioteca do Congresso em 2021, em reconhecimento do seu significado cultural e histórico.
Assista ao trailer de Stop Making Sense 2023 a seguir: