Antiga canção ganhou uma nova roupagem naturalmente mais gótica
Por Luiz Athayde
Os atos darkwave e synthpop, respectivamente Lagrima Negra e Cübus, acabaram de compartilhar o single colaborativo “Vestida de Preto” nas plataformas digitais.
Por trás desta parceria inédita, estão Davi de Graaff e Diego de Oliveira, que resolveram revisitar “Adore”, uma antiga canção (de Diego, para o Cübus) e literalmente, vesti-la e maquiá-la inteiramente de eletrogótico.
Não à toa, seu tema é uma ode “às mulheres que se aventuram nas pistas escuras das boates alternativas e se libertam ao som de batidas dançantes”. Ou seja, feita sob medida para inferninhos dark.
E falando nelas, a vocalista Noah compõe uma das vozes na faixa. Ouça a seguir:
Lagrima Negra é um projeto darkwave de Uberlândia/MG comandado pelo produtor e multi-instrumentista Davi de Graaff. Colaborações com outros artistas sempre estiveram no seu radar. A exemplo de gente da esfera gótica nacional como Nathaivel e The 3 Cold Men, que já tiveram o DNA do artista mineiro impresso através de remixes.
O âmbito discográfico inclui o álbum The Flower of My Loneliness (2012) e uma série de outros singles simples, de remixados e de releituras.
Do lado new wave/synthpop há o Cubüs, do Rio de Janeiro/RJ. A alcunha é do músico Diego de Oliveira, também acostumado a colaborar com artistas subterrâneos. Vide seu tributo ao The Cure (“Trust”), do qual contou com Armando Louder, vocalista da banda Poëtka.
No entanto, sua expressividade é ainda mais latente no fomento da cena alternativa brasileira, ao usar como via, o selo Paranoia Musique. Seu catálogo digital inclui nomes como Dennis & O Cão da Meia-Noite, Stenamina Boat, Paulo Metello – este com álbum debut no horizonte – e mais. Além de várias compilações, onde é possível ter uma visão panorâmica do atual cenário independente.