Clan of Xymox: neste dia em 1985 o autointitulado álbum de estreia era lançado

Clan of Xymox: neste dia em 1985 o autointitulado álbum de estreia era lançado

Pioneiros do chamado darkwave também estreavam discograficamente com novo nome

Por Luiz Athayde

1º de julho é a data oficial do lançamento do álbum de estreia do Clan of Xymox (anteriormente conhecido como Xymox) ou o desenvolvimento do que hoje entendemos como darkwave.

Gravado no Palladium Studios, em Edimburgo, Escócia, o autointitulado registro contou com produção assinada pelo co-fundador do seminal carimbo 4AD, Ivo Watts-Russell, e o único single extraído do álbum, “A Day” (lado A) / “Stranger” (lado B), teve mixagem feita nos Blackwing Studios, por ninguém menos que John Fryer – mega credenciado por trabalhos com bandas, como Fad Gadget, Depeche Mode, Cocteau Twins e afins.

Na época, parte da crítica comparou o álbum de forma negativa com Joy Division e The Cure, correlacionando com a emergente sonoridade gótica, sendo moldada a “teclados gélidos e latejantes; vocais desajeitados; percussão fria e robótica; guitarras sombrias e etéreas; além dos títulos poucos usuais das músicas.”

Por outro lado, a Melody Maker o descreveu como “um registro nervoso e brilhante”, concluindo: “O alcance e a profundidade deste disco misterioso não excluem hinos arrogantes de eletro dance como ‘Stranger’ e ‘A Day’; o Xymox tão pouco evita o sentimentalismo, como em ‘No Human Can Drown’ “.

Single ‘A Day’ no lado A
Single ‘Stranger’ no lado B

A lendária Sounds foi mais generosa, apontando a estreia do neerlandeses como a “mais estranha e maravilhosa desde o [então novo] Dead Can Dance”.

A arte da capa levou a autoria do cadeira cativa da 4AD, Vaughan Oliver (12/09/1957 – 29/12/2019), reforçando a aura misteriosa do registro.

Dos licenciamentos, edições em LP e cassete no Reino Unido, Estados Unidos, Países Baixos, Itália e Nova Zelândia, via 4AD e Relativity Records. A primeira versão em CD é britânica e foi lançada em 1986.

Já na América do Sul, o debut saiu somente na Argentina via carimbo DG Discos, em cassete e LP. A reedição norte-americana em CD acompanha a faixa “Muscoviet Musquito” e os remixes de “Stranger” e “A Day”.

Em 1985 o Clan of Xymox era: o mentor Ronny Morrings (vocais, teclados), Anka Wolbert (baixo, teclados, vocais) e Pieter Nooten (teclados, vocais).

Faça sua doação para incentivar nossos redatores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu